Notícias

Criador do programa Scratch conversa sobre linguagem de programação

Evento contou com apresentação de projetos desenvolvidos por Professores de Informática na RME

Publicado em: 16/11/2017 15h00 | Atualizado em: 30/11/2020
Criador_programa_Scratch_740_x_430.jpg

Aconteceu nesta segunda, 9 de outubro, no auditório da Uninove, Campus Vergueiro, o evento “Conversando com Mitchel Resnick”.

O Secretário Municipal de Educação. Alexandre Schneider, e a Diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Leila Barbosa Oliva, estiveram presentes no evento. Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram como ouvintes e palestrantes, apresentando relatos de práticas desenvolvidas nas unidades educacionais fazendo uso do programa Scratch, tema central do evento.

Scratch é um programa de computador disponibilizado gratuitamente. Com ele, é possível criar animações, histórias interativas e jogos. O software foi desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) e pelo grupo KIDS da Universidade de Califórnia, Los Angeles.

O membro integrante do MIT e criador do programa Scratch, Mitchel Resnick, participou do evento conversando com o público a respeito do software. Ele também abordou a importância da infância para o processo criativo. “A sociedade precisa agir e pensar de maneira criativa e inovadora. Isso começa no jardim de infância”, comentou Resnick.

Princípios e possibilidades – O programa é baseado em quatro princípios básicos:

1. Projects (projetos);

2. Passion (Paixão);

3. Play (Jogo);

4. Peers (Pares)

“Queremos conectar as crianças com esta forma de aprendizado nas escolas, partindo do interesse delas”, revela Resnick sobre a metodologia do programa.

O criador do Scratch apresentou possibilidades de criação no programa com diferentes temas e formatos feitos por crianças em diferentes partes do mundo. Mitchel ainda elogiou o trabalho apresentado e desenvolvido pelos professores da RME e se colocou à disposição para esclarecimentos e dúvidas sobre o uso do programa.

Apresentações – Os professores POIEs convidados para apresentar seus respectivos trabalhos com o programa Scracth foram:

Professor Paulo – EMEF Professora Ana Maria Alves Benetti – DRE Santo Amaro;

Professora Débora – EMEF Almirante Ari Parreiras – DRE Santo Amaro;

Professor Sandro – EMEF Eliane Benute Lessa Ayres Goncalves, professora- Nany Benute – DRE Pirituba / Jaraguá;

Professora Elisângela – EMEF Cel. José Herminio Rodrigues – DRE Freguesia Brasilândia.

Os trabalhos versaram sobre práticas com o programa Scracth, Arduíno, o site “A Hora do Código” e algumas proposições na robótica.

Confira as fotos do evento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Adolescentes e adultos em um barco azul posando para a fotografia. A maioria usa coletes salva-vidas cor de laranja

CEU Navegantes promove passeio de barco pela represa Billings na programação do Recreio nas Férias

Publicado em: 15/07/2022 4h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Bebê vestindo uma camiseta cinza, comendo um retângulo de gelo com laranjas dentro.

CEI Profª Célia Regina Kuhl: criando cenários de investigação e exploração com elementos da natureza

Publicado em: 15/07/2022 3h09 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Professora interagindo com duas crianças em uma Classe hospitalar

SME abre processo seletivo para professores atuarem em classes hospitalares

Publicado em: 15/07/2022 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um menino sentado à mesa com seu prato de refeição com arroz, feijão, folhas verdes e carne. A criança veste camisa polo azul marinho com pequenos símbolos de âncora. Ele olha para a câmera sorrindo e fazendo sinal de positivo.

Pela primeira vez, Prefeitura de SP serve refeições aos estudantes da Rede Municipal nas férias

Publicado em: 15/07/2022 11h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Cartaz informativo de inscrição no CELP

Inscrições CELP – Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Publicado em: 15/07/2022 9h01 - em Diretoria Regional de Educação Penha

1 230 231 232 233 234 1.493