Notícias

Formação para gestores das unidades parceiras da Educação Infantil

Iniciativa visa apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil

Publicado em: 01/03/2019 18h24 | Atualizado em: 30/11/2020

formacao gestores Ed Infantil_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com a Comunidade Educativa – Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CE – CEDAC), promoverá processo formativo dos membros das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e gestores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros, com o objetivo de incidir na melhoria da qualidade da educação infantil na capital paulista.

O projeto abrange aproximadamente 2 mil CEIs e busca apoiar o alinhamento do trabalho pedagógico das Unidades Educacionais com o Currículo da Cidade-Educação Infantil. O contrato foi assinado em dezembro de 2018 e se estende por dois anos (2019 e 2020).

Participam da formação com a CE CEDAC a equipe técnica da Divisão da Educação Infantil (DIEI) da SME, membros das 13 DREs: supervisores e formadores das divisões pedagógicas (DIPEDs), Diretores e Coordenadores dos CEIs das unidades parceiras.

A formação com os gestores das unidades começa em março deste ano. Porém, desde dezembro de 2018 a equipe de coordenação da CE CEDAC está visitando cada DRE para compartilhar a proposta com os supervisores e gestores das unidades educacionais e tem liderado uma intensa programação de estudos e planejamento com as formadoras.

“Além do desafio do tamanho desse projeto em números, temos outro ainda maior, que é considerar toda a trajetória de formação que esses educadores já trilharam e trabalhar de forma articulada com a DIPED de modo que possamos realizar ações complementares e articuladas, com vistas a assegurar os mesmos direitos de aprendizagem a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil paulistana”, afirma a coordenadora do projeto na CE CEDAC, Gisele Goller.

A metodologia de formação pressupõe uma atuação sistêmica: diretores participam da formação e realizam reuniões de estudo e planejamento nas suas unidades, além de ações com as famílias. Os coordenadores pedagógicos têm formação específica, em momentos separados dos diretores, para atuarem como formadores dos professores que atuam diretamente com as crianças. Todas as ações são registradas visando à análise reflexiva da prática segundo o princípio da ação-reflexão-ação.

No total, são 3.856 profissionais de equipes gestoras e 23.860 professoras de 1.928 CEIs parceiros. “Procuramos, com esta ação equitativa, qualificar os fazeres docentes para que os bebês e crianças de nossa Rede tenham vivências qualificadas, independente de estarem matriculadas nas Unidades Diretas ou Parceiras”, comemora Cristiano Rogério de Alcântara, o Diretor da Divisão de Educação Infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia em primeiro plano de um menino olhando para lente da câmera fotográfica. Ele está sentado à mesa com um tabuleiro de xadrez sobre ela. A criança está usando blusa e colete verde. Ao fundo outras mesas com tabuleiros de xadrez e outras crianças sentadas.

SME retoma os Festivais de Xadrez presencialmente

Publicado em: 09/05/2022 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Ambiente escolar com uma funcionária fazendo atendimento ao público

SME convoca 190 Auxiliares Técnicos de Educação

Publicado em: 06/05/2022 12h30 - em Concurso

825x470

Sessão solene marca posse de novos conselheiros municipais de Educação

Publicado em: 05/05/2022 8h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Figuras de três pessoas: uma menina negra com cabelo curto e blusa azul, um rapaz branco de óculos, com um topete no cabelo, vestindo blusa amarela e outro rapaz branco com barba e cabelo pro lado, de blusa laranja.
Imagem de cinco adultos, uma adolescente e uma criança lado a lado pousando para a fotografia. Ao fundo na parede branca uma TV ligada com o desenho de criança e um poema.

Estudante da EMEBS Anne Sullivan ganha concurso internacional de poesia

Publicado em: 04/05/2022 6h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 224 225 226 227 228 1.465