Notícias
Alunos da EJA da EMEF Saturnino Pereira lançam livro
Livro coletivo “Escrevendo a própria história” foi produzido a partir do contato com a obra de Carolina Maria de Jesus
Publicado em: 20/12/2016 11h02 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Saturnino Pereira
No dia 6 de dezembro, as alunas e os alunos da EJA ( Educação de Jovens e Adultos) da EMEF Saturnino Pereira, em Guaianases, lançaram o livro “Escrevendo a própria história”, resultado do Projeto “Carolina Maria de Jesus e outras Carolinas”.
Durante o primeiro semestre, os alunos conheceram a obra “Quarto de despejo”, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Eles tiveram contato com o livro, realizaram leituras compartilhadas na Sala de Leitura, assistiram vídeos baseados na vida da autora contextualizando a vida social e política dos anos 1950/1960, e também apreciaram filmes no cineclube da escola, como o curta-metragem brasileiro “O papel e o mar”, protagonizado por Dirce Thomaz e Abdias Nascimento.
No 2º semestre, após conhecer a obra da autora, os alunos começaram a escrever os próprios diários. “Cada aluno teve a oportunidade de contar a sua história ou um pouco sobre o seu dia-a-dia. O resultado é o livro coletivo ‘Escrevendo a própria história’”, explica a Professora Maria Inez.
O projeto foi planejado e realizado durante as aulas em docência compartilhada na EJA, com as professoras Maria Inez de Souza(Língua Portuguesa), Michelle Bernardes ( Sala de Leitura e Informática) e o professor Sérgio Marcelino (Língua Inglesa).
“Nós começamos a escrever, mas não imaginávamos que sairia mesmo o livro. Estamos muito felizes”, relatou a aluna Eliana, da 4ª Etapa D.
O projeto não para por aí. No 1º semestre de 2017 estão previstas as gravações para um curta-metragem, dando continuidade aos relatos dos alunos sobre suas vidas.
“Nossa preocupação é dar significado à Educação de Jovens e Adultos, acolher o aluno na nossa escola com projetos e aulas que façam sentido na vida daqueles que pararam de estudar e agora retornam às escolas depois de muito tempo”, salienta a professora Michelle.




Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Secretaria Municipal de Educação São Paulo, em cooperação com a Unesco, lança campanha para incentivar a presença dos estudantes nas escolas todos os dias
Publicado em: 20/05/2024 7h31 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Rosa e Carolina Agazzi visita Faculdade de Saúde Pública da USP para vivência de Educação Alimentar
Publicado em: 20/05/2024 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação lança a campanha CEI Amigo do Peito nesta segunda-feira (20)
Publicado em: 20/05/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação
CEI Dominguinhos recebe vivência de palhaçaria
Publicado em: 20/05/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias abrem na próxima segunda-feira (20)
Publicado em: 18/05/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação