Notícias
CEI Cantinho da Tia Isaura é vencedor brasileiro do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo – 2024”
Projeto Cuidando do Mundo da Gente, recebe premiação promovido pela Fundação Arcor, que reconhece práticas no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai
Publicado em: 02/12/2024 16h26 | Atualizado em: 02/12/2024
O projeto “Cuidando do Mundo da Gente”, desenvolvido no Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Tia Isaura, da Diretoria Regional de Educação São Miguel, foi o vencedor brasileiro do Prêmio “Meu Pátio é o Mundo – 2024”, promovido pela Fundação Arcor. A premiação reconhece boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável implementadas por instituições dedicadas ao cuidado e à educação infantil. Na última quinta-feira (28), a entrega oficial do Certificado de Vencedor foi feita pela representante do Instituto Arcor Brasil, Milena Porrelli Drigo Azal, e pela Presidente Interina da OMEP Brasil, Eneida Paes e Lima, diretamente no CEI.
Uma vez por semana crianças do CEI caminham pelo entorno da unidade e coletam os resíduos descartados incorretamente. Os pequenos são divididos em duplas e é destinado um monitor para cada. Eles usam colete de identificação, luvas e carregam sacos de lixo para a limpeza das ruas do entorno.
As famílias também são convidadas para participar e auxiliam como monitores. A gestão do CEI utiliza esse momento para reforçar que são eles os responsáveis por conscientizar os pequenos sobre a importância do descarte correto e o cuidado com o meio ambiente.
Quando voltam as crianças destinam os resíduos para o descarte correto. Os pais relatam à gestão do CEI que elas estão tão engajadas no projeto, que até na rua de casa querem limpar e coletar os resíduos que encontram. “É um trabalho de formiguinha, a gente ensina aqui e as crianças reproduzem em casa. O estímulo da família é muito importante para que elas continuem se importando e não jogando lixo na rua”, finalizou Érika Mayume, diretora da unidade.
Em relação à premiação, Érika complementa: “Este projeto tem ganhado destaque por abordar a questão da sustentabilidade, uma urgência mundial. A Fundação Arcor e a OMEP criaram este concurso com a intenção de impactar positivamente a infância, e nosso projeto se encaixou perfeitamente nesse propósito. Estamos imensamente felizes e honradas por sermos reconhecidas entre tantos projetos incríveis do Brasil”.
A premiação é uma iniciativa conjunta da Fundação Arcor na Argentina e no Chile, do Instituto Arcor Brasil, das instituições do Grupo Arcor na Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai, juntamente com a Vice-Presidência Latino-Americana da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), da qual participam os Comitês Nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai.
O concurso premia boas práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, realizadas por instituições dedicadas ao cuidado e educação da primeira infância no Brasil, na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Cada instituição vencedora recebe um valor para ser destinado a compra de material didático relacionado com o projeto premiado.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Diretoria Regional de Educação Penha
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Secretaria Municipal de Educação
SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Secretaria Municipal de Educação
Seminários "Juntos pela Aprendizagem" iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga revista pedagógica com resultados da Provinha e Prova SP e orientações para planejamento pedagógico
Relacionadas

Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” começam com foco em troca de experiências e avanços das aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 16/07/2025 11h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre
Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025
Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Seminários “Juntos pela Aprendizagem” iniciam com reflexão sobre avaliação e avanço das aprendizagens
Publicado em: 14/07/2025 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação