Notícias

Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024

Dados divulgados pelo MEC apontam São Paulo como a terceira cidade que mais cresceu no índice

Publicado em: 11/07/2025 17h53 | Atualizado em: 14/07/2025
Resultado reflete os esforços da Rede Municipal para garantia da alfabetização e aprendizagem dos estudantes

Resultado reflete os esforços da Rede Municipal para garantia da alfabetização e aprendizagem dos estudantes

A Prefeitura de São Paulo superou a meta de alfabetização estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2024. Segundo os dados divulgados pelo próprio MEC, a taxa de estudantes do 2º ano do ensino fundamental alfabetizados cresceu 10 pontos percentuais, passando de 37,9% para 48,25% no último ano, ultrapassando a meta fixada em 44,3% e se tornando a terceira capital que mais cresceu no índice.

Este foi o segundo ano em que o MEC utilizou a nova metodologia para avaliação dos Estados e Municípios no que diz respeito à alfabetização. A iniciativa integra o Compromisso Nacional pela Alfabetização, ao qual a Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo aderiu, além de ter sido contemplada com o Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024 na categoria ouro.

A RME também realiza sua própria avaliação por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP), que utiliza a Provinha SP para diagnosticar o aprendizado dos estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em 2024, o índice indicou um aumento significativo na taxa de alfabetização no 2º ano, atingindo 95,7% (86,9 em 2023).

A Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolve diversas ações para garantir as aprendizagens dos estudantes, como atividades de recuperação contínua em sala de aula, programas de recuperação paralela no contraturno, formação de professores, a iniciativa Busca Ativa e a utilização de materiais pedagógicos específicos.

“A divulgação hoje do Índice Nacional Criança Alfabetizada, pelo INEP e o MEC, traz duas boas notícias para a rede municipal paulistana: A primeira é que São Paulo superou a meta fixada pelo INEP e o MEC, e a segunda é que São Paulo teve um crescimento expressivo ocupando a terceira colocação, o terceiro melhor crescimento entre as capitais”, afirma o Secretario Municipal de Educação, Fernando Padula.

O avanço na alfabetização tem também relação com investimento. Levantamento da Fundação Lemann aponta que a Prefeitura investe, em média, R$ 20,4 mil por aluno matriculado na rede municipal. O montante está acima da média nacional, de R$ 12,4 mil. O relatório aponta que a remuneração do professor na capital é de R$ 7.200, enquanto no país é de R$ 6.700. Outro ponto positivo destacado pelo relatório da fundação é que não há fila de espera em creches.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quadrante com quatro fotografias com crianças com jogos depeças sobre mapas e também passeando no centro de São Paulo.

EMEI Gabriel Prestes é reconhecida em prêmio de inovação e educação digital

Publicado em: 04/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Duas estudantes com uniformes da prefeitura sorriem para a foto

Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026

Publicado em: 01/05/2026 1h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo branco, figuras geométricas rosas nas bordas e o texto

Vem aí o III Seminário de Cultura na Educação

Publicado em: 30/04/2026 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grande grupo de pessoas no palco posando para a câmera.
Criança com um bolo de argila na mão cheio de palitos de sorvete no topo.

Rede Municipal de São Paulo lidera índices de atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 30/04/2026 12h38 - em Secretaria Municipal de Educação

1 20 21 22 23 24 1.674