Notícias

Seminário na Câmara debate práticas inclusivas na educação pública

Evento reúne sociedade civil, instituições e poder público para fortalecer a inclusão na educação

Publicado em: 01/08/2025 15h08 | Atualizado em: 04/08/2025
Evento Reúne Sociedade Civil, Instituições E Poder Público Para Fortalecer A Inclusão Na Educação

Seminário reuniu representantes da sociedade civil, instituições e poder público para debater práticas de Educação Inclusiva. Crédito: SME/Luisa Rosa.

“Sou uma mulher branca, uso óculos, tenho cabelo castanho com mechas loiras, visto uma blusa cor de terra, um casaco verde e uma manta laranja.” Em linha com a proposta do seminário “Diálogos sobre Práticas de Educação Inclusiva”, promovido nesta sexta-feira pelo Instituto Humanitas360 na Câmara Municipal de São Paulo, a secretária executiva pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), Maria Sílvia Bacila, iniciou sua fala com uma autodescrição.  

O evento é uma parceria da SME com os institutos Alana, Rodrigo Mendes, Olga Kos e Mais Diferenças. O encontro propôs reflexões sobre caminhos para uma educação pública mais justa e acessível para os mais de 30 mil estudantes com deficiência da Rede Municipal. Maria Silvia participou da mesa de abertura do seminário, reiterando o compromisso da Rede Municipal com uma educação cada vez mais equitativa e inclusiva. 

A Inclusão se faz dialogando. Avançamos muito. Claro que com lutas, mas lutas movidas pelo diálogo. Hoje seguimos enfrentando novos desafios, em uma sociedade que continua em movimento, buscando mais inclusão, mais escuta e mais respeito às diferenças”, afirmou Maria Silvia, que tem uma carreira de mais de 40 anos de atuação na área. 

A secretária também ressaltou as conquistas da Rede Municipal de São Paulo, especialmente pelo trabalho dos CEFAIs (Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão), presentes em todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs). Segundo ela, esses centros são fundamentais no apoio aos profissionais da rede e representam um dos maiores patrimônios da educação paulistana. 

“Temos uma rede que é referência nacional em inclusão, uma política que foi se estruturando com escuta, cuidado e respeito à diversidade. Precisamos valorizar essas conquistas e seguir fortalecendo a atuação de todos os profissionais que fazem essa política acontecer, todos os dias, nas escolas dos nossos territórios.” 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes do Imprensa Jovem sentados em um auditório de costas para a fotografia e vendo uma professora a frente com uma tela projetada onde se lê
Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Polos UNICEU oferecem mais de 400 vagas em cursos de especialização

Publicado em: 18/06/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

Inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes na zona Leste da capital

Publicado em: 18/06/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração de 6 jovens. cada um deles está com uma balão de diálogo com bandeiras da
Fotografia mostra grupo de crianças caminhando.

Seguem abertas as inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias

Publicado em: 18/06/2024 3h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 214 215 216 217 218 1.674