Notícias
Projeto AEL promove curso sobre música e literatura para educadores
Por meio da história da MPB, formação abordou processos sociais e literários ocorridos no país nos últimos cem anos
Publicado em: 08/08/2017 15h36 | Atualizado em: 04/05/2021
Durante os meses de abril e maio, professores da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo tiveram a oportunidade de participar do curso “Presença da Literatura na Música Brasileira”, promovido pelo Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) da Secretaria Municipal de Educação.
A formação possibilitou aos cerca de 250 participantes a percepção das reverberações dos processos sociais e literários ocorridos no país ao longo dos últimos cem anos, a partir da história da música popular brasileira (MPB) em suas diversas formas de expressões e compositores.
Samir Mustapha, coordenador da AEL na Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, foi o idealizador do curso. Em cada encontro, ele repertoriou os participantes com diferentes compositores e movimentos e destacou os vínculos com a literatura.
O curso abordou obras de diferentes décadas. Mostrou aspectos das primeiras expressões musicais originalmente brasileiras, como o samba. Destacou os poemas musicados inspirados na literatura e as músicas infantis ao longo do tempo. Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues, Lamartine Babo e outros compositores foram exemplos de autores brasileiros entre a década de 30 e 50.
MPB – Os participantes também aprenderam que entre as décadas de 50 e 60, a Bossa Nova, a Tropicália e os festivais cristalizaram o termo MPB, com as composições de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Ataulfo Alves, Chico Buarque, entre outros. Na década de 70, a música brega, a sertaneja e a caipira ganharam o Brasil e os movimentos de música como resistência foram celeiros para o crescimento de grandes nomes da música, como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Taiguara e Belchior. A partir dos anos 80 até os dias atuais, o rock e o rap tiveram suas expressões no som criadas por nomes como Legião Urbana, Titãs, Arrigo Barnabé, Cazuza, Itamar Assunção, Premê, Marisa Monte e Chico César.
Além dos conhecimentos históricos e literários adquiridos sobre o tema, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de apreciação musical. No decorrer dos encontros, artistas que estão no circuito musical alternativo na cidade de São Paulo foram convidados para apresentações de seus trabalhos autorais, como os cantores e compositores Edvaldo Santana, de São Miguel Paulista, e Camila Brasil, da zona sul de São Paulo. A artista ganhou visibilidade a partir das suas participações nos Saraus do Binho, famoso em sua região.

No último dia do curso, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jean Mermoz, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, apresentaram sua Orquestra de Câmara, sob a regência do Professor Jemmeny Yuri e os alunos da AEL Cora Coralina, da EMEF Luís Washington Vita, fizeram apresentação musical e de dança com base em canções brasileiras.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Formação online orienta Grêmios Estudantis sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia
Publicado em: 06/05/2026 11h46 - em Programa Grêmio estudantil
Comunicado
Publicado em: 05/05/2026 8h52 - em Secretaria Municipal de Educação
Programa “Mais Integração” avança na Câmara e reforça valorização de profissionais da educação
Publicado em: 05/05/2026 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Após bronze em olimpíada de matemática, escola municipal avança para competição na Ásia
Publicado em: 05/05/2026 1h57 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
SME realiza primeiro encontro de articulação dos Comitês Antirracistas
Publicado em: 05/05/2026 1h29 - em Secretaria Municipal de Educação