Notícias

Projeto Brincar recebe prêmio internacional como Prática Inovadora em Educação Inclusiva

Ação é desenvolvida em escolas municipais e amplia as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível

Publicado em: 14/02/2020 14h08 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem com alunos aplaudindo ao fundo e na frente uma criança sorrindo com uma tiara rosa.

Ação desenvolvida em Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de São Paulo é reconhecida pelo Zero Project como uma das práticas mais inovadoras em educação inclusiva na primeira infância. O projeto Brincar é desenvolvido desde 2017 e tem o objetivo de ampliar as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível, utilizando diferentes espaços e materiais disponíveis nas unidades escolares.

A iniciativa é desenvolvida por meio de um Acordo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação (Coordenadoria Pedagógica – Divisão de Educação Infantil e Divisão de Educação Especial), a Fundação Volkswagen e a Organização Mais Diferenças. Desde agosto de 2017, são organizadas formações para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que estão inseridos no projeto Brincar, além de ações de acompanhamento das escolas, oficinas, cursos e seminário de compartilhamento de práticas pedagógicas inclusivas.

O Zero Project é uma iniciativa austríaca que, desde 2008, busca colaborar para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é compartilhar e disseminar globalmente projetos e políticas públicas voltadas à equiparação de oportunidades.

Em 2020, a Conferência Zero Project, sediada em Viena de 19 a 21 de fevereiro, terá como tema a educação inclusiva e reunirá mais de 500 delegados de 60 países.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes das classes hospitalares visitam o Museu da Língua Portuguesa

Projeto leva estudantes da Classe Hospital da Associação Cruz Verde ao Museu da Língua Portuguesa

Publicado em: 17/06/2025 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

crianças sentadas seguram molduras

Pré-Jornada discute narrativas infantis e intencionalidade na educação infantil

Publicado em: 17/06/2025 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

quadrante na cor laranja com o texto Make Music

Escolas Municipais celebram o Make Music Day 2025 com estudantes

Publicado em: 17/06/2025 4h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site

Mais espaço de notícias, vídeos e integração com redes sociais no site da SME

Publicado em: 13/06/2025 5h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovens Reporteres Cobertura Virada Ods 2

Secretaria Municipal de Educação organiza ações para o junho migrante em escolas

Publicado em: 13/06/2025 5h05 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

1 19 20 21 22 23 1.548