Notícias
O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil
Documento subsidiará educadoras e educadores
Publicado em: 27/08/2015 11h11 | Atualizado em: 27/08/2015
A Diretoria de Orientação Técnica – Educação Infantil (DOT EI) da Secretaria Municipal de Educação (SME) divulga o documento “O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil”.
A publicação tem o objetivo de subsidiar as educadoras e os educadores em seus estudos e pesquisas nos momentos coletivos para o fortalecimento das práticas pedagógicas que utilizam os recursos tecnológicos e midiáticos em ambientes híbridos, de modo a democratizar o acesso ao provocar discussões sobre a presença, o papel e a potencialidade destes nas Unidades Educacionais, como suportes das manifestações expressivas dos bebês e das crianças e como recursos que ampliem a pesquisa, a descoberta, a investigação, a observação, a comunicação, a interação e a divulgação das experiências infantis em conjunto com diferentes formas de linguagem.
O documento trabalha indagações nesse contexto, como, por exemplo: como conjugar brinquedos, papéis, tesouras, tintas, lápis de cor, lupas, lanternas, massa de modelar, areia, computador, câmera digital, projetor, scanner, gravador, TV, rádio e outros materiais no cotidiano da Educação Infantil constituindo ambientes híbridos, espaços ricos em possibilidades de experiências para as crianças? Como o espaço e o tempo deverão ser organizados para a utilização de tais recursos? Quem deve utilizar esses materiais, as crianças ou somente os adultos? Que interações deverão ser asseguradas entre crianças e essa gama de recursos? Como os diferentes espaços das UEs devem traduzir-se em ambientes de infinitas possibilidades de descobertas, experiências e criação para as crianças?
Clique aqui para acessar o documento.
Compartilhamento de práticas – A DOT EI convida as educadoras e os educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo a compartilharem práticas pedagógicas que envolvam o uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil. Para tanto, é necessário enviar via e-mail para o endereço eletrônico dot3@prefeitura.sp.gov.br um relato contendo imagens em formato PDF.
Currículo Integrador da Infância Paulistana – Em consonância com o Programa Mais Educação São Paulo – Programa de Reorientação Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RMESP), a Diretoria de Orientação Técnica – Educação Infantil (DOT EI) vem trabalhando em parceria com a Rede o conceito de Currículo Integrador da Infância Paulistana, a partir do fortalecimento das concepções expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e na Orientação Normativa nº 01/2013 “Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares”. Tais documentos defendem que as propostas pedagógicas das Unidades Educacionais devem ter como um de seus princípios a valorização das múltiplas linguagens infantis como formas de expressão e não como disciplinas escolares e/ou áreas do conhecimento.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Livros sobre Brasilândia e Cachoeirinha têm autoria de estudantes da Rede Municipal e valorizam a história dos territórios
Secretaria Municipal de Educação
SME informa funcionamento das escolas, CEUs e serviços no fim do ano
Secretaria Municipal de Educação
Comunicado SME - Atribuição
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Professor da EMEI Compositor Silvio Caldas publica poema celebrando os 90 anos da Educação Infantil Paulistana
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEI Kairos Liviero promove iniciativa que fortalecem práticas antirracistas
Secretaria Municipal de Educação
Equipes técnicas da SME estão trabalhando para reestebelecer o SGP
Relacionadas
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Publicado em: 30/10/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Publicado em: 30/10/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
Publicado em: 29/10/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Publicado em: 29/10/2025 10h09 - em CEU e COCEU
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho intensifica preparação dos estudantes para o Saeb 2025
Publicado em: 28/10/2025 11h09 - em Bom de Prova