Notícias

Educadores de Lauro de Freitas visitam projetos de Educomunicação

Em visita à EMEF Júlio Marcondes Salgado, educadores conhecem a Rádio JMS

Publicado em: 20/09/2017 17h41 | Atualizado em: 30/11/2020
Educadores_Lauro_Freitas_visitam_projetos_Educomunicacao_740_x_430.jpg

No dia 15 de setembro, a equipe do projeto de Educomunicação Rádio JMS, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) General Júlio Marcondes Salgado, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/ Tremembé (DRE JT), recebeu a visita de um grupo de profissionais da educação da cidade de Lauro de Freitas, do estado da Bahia. O intuito da visita foi conhecer práticas educomunicativas que estejam integradas ao projeto de educação integral da Rede Municipal de Ensino (RME).

Participaram da comitiva de Lauro de Freitas o professor e Secretário Municipal de Educação, Paulo Gabriel Nacif, a Coordenadora de Educação Básica, professora Cristina Kavalkievicz e a Coordenadora do Núcleo Articulador da Educação Integral, Nadjena Miranda. A visita foi articulada pelo Fórum de Educação Integral da cidade de São Paulo e apoiada pela Coordenadoria de CEUs e Educação Integral (COCEU), representada por Mayra Vidal e Emanuel Junior.

Os visitantes foram recepcionados pelos alunos educomunicadores Luis Guilherme, Iasmin Reis, Marco Cipriano e Lucas Martins. Eles integram a Rádio JMS, iniciativa de Imprensa Jovem da EMEF Gen. Júlio Marcondes Salgado. Os estudantes tiveram a responsabilidade de apresentar o estúdio de gravação e as práticas desenvolvidas pela turma. O projeto está sob a coordenação da professora de Língua Portuguesa, Carol Cuofano, e da Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE), Emília Cayres.

Após apresentação do projeto, a aluna Iasmin Reis realizou uma breve entrevista com o Secretário Paulo Nacif. Para o Secretário, “a experiência de São Paulo na Educomunicação é emblemática e fundamental pelo protagonismo que a gente percebe nos estudantes”. Exatamente por isso, a gente colocou como uma das nossas prioridades conhecer essa experiência. Para ele, “tudo que a gente está vendo aqui demonstra que nós não erramos na escolha dessa iniciativa como algo fundamental para a inspiração do nosso trabalho”.

A entrevistadora Iasmim, da Rádio JMS, conta que ficou ansiosa ao saber da visita da comitiva de Lauro de Freitas. “Creio que a vinda deles foi muito construtiva para ambos os lados, pois saíram daqui com várias informações sobre o projeto e tivemos a chance de divulgar nosso trabalho”, comenta a estudante.

O Núcleo de Educomunicação em Lauro de Freitas já está presente na Rede Municipal de Ensino da cidade desde o início do ano. Gabriella Santana, responsável pelo Núcleo, que integra a Coordenação da Cidade Educadora, conta que “a Educomunicação tem como base a ampliação do protagonismo estudantil, algo que contribui significativamente para a construção de uma educação integral e para a transformação da cidade em uma cidade educadora”.

Para Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), “a Educomunicação encanta, e alinhada à perspectiva da Educação Integral, torna-se uma proposta que pode se integrar ao currículo da educação pública. Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento dos nossos projetos e torcemos para que a cidade de Lauro de Freitas seja pioneira no Nordeste na implementação de um Núcleo de Educomunicação ligada à educação pública da cidade”.

A comitiva de Lauro de Freitas também conheceu a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gabriel Prestes, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, a EMEF Desembargador Amorim Lima, da DRE Butantã e a EMEF Celia Regina Lekevicius Consolin, na DRE Jacanã/Tremembé.

Matéria produzida com participação do Imprensa Jovem Rádio JMS – Luis Guilherme, Iasmin Reis, Marco Cipriano e Lucas Martins


Galeria de fotos 

Acesse a página do projeto no facebook

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Jovem cadeirante em prova na Paralimpiadas estudantil

Festival Paralímpico da SME envolve mais de 1.600 participações em 4 dias de provas

Publicado em: 29/10/2024 12h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Anime Friends 2 (2)

Recreio nas Férias leva crianças para Museu das Favelas

Publicado em: 29/10/2024 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Encontro Regional Dos Grêmios Ceu Três Lagos

Encontros Regionais dos Grêmios promovem protagonismo estudantil e troca de experiências

Publicado em: 29/10/2024 11h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes usando coletes do Recreio nas Férias participando do evento Anime Friends 1

Mais de 2.500 inscritos no Recreio nas Férias participaram do Anime Friends 2024

Publicado em: 29/10/2024 10h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas sentadas em auditório olhando para frente onde há uma mulher de pé segurando um microfone. Atrás dela há uma tela onde se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro sobre prevenção escolar

Publicado em: 29/10/2024 10h18 - em Secretaria Municipal de Educação

1 205 206 207 208 209 1.673