Notícias
Centro Educacional Unificado Heliópolis recebe espetáculo “Cidade do Sol – uma homenagem à menina luz”
O documentário cênico parte das histórias e memórias dos trabalhadores e moradores de Heliópolis.
Publicado em: 15/08/2019 15h16 | Atualizado em: 30/11/2020
O grupo de teatro Impacto Agasias foi contemplado com a terceira edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo, e irá realizar uma longa temporada do documentário cênico “Cidade do Sol – uma homenagem à menina luz”.
As apresentações irão acontecer no Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis, de 17 a 29 de agosto e 12 a 26 de outubro.
A temporada faz parte da etapa Girassol do projeto e vem do florescer de cada momento de execução do mesmo. Foi semente, raiz, caule, folhas e agora flor.
Sinopse:
”Partindo de histórias e memórias de Heliópolis encontramos nela, menina luz, o verdadeiro sentido da palavra: mito. Foi ouvindo algumas vozes da comunidade, dessas falas que ecoam e reverberam diariamente em nossas mentes, que brota a nossa narrativa. Brota feito semente de girassol que cresce mesmo que frágil. Forte na terra bruta, terra da labuta e de luta.
Foram campos que viraram casas. Mas além dos muros, concretos, alvenaria e carpintaria encontramos o humano, o que é vida e dá vida a esse bairro-cidade que pulsa. Pulsa, educa, caminha, marcha e manifesta.
Pulsa feito sangue que corre nas veias dessas mulheres que fazem crescer e sustentar a Cidade do Sol, dessas mulheres que sofrem brutalmente em suas peles rasgadas, de vozes caladas, violentadas e abusadas. Sístole, diástole, a cada batimento, uma vontade, uma verdade, ver que a menina luz está em cada uma e não há muros que as pare ou desampare. Muros aqui são rompidos, conceitos quebrados, vividos e aprimorados.”
O espetáculo tem direção de Carolina Angrisani, com assistência de Wallace Borges, e conta com os atores e pesquisadores Caroline Varani, Henrique Sanchez, Kátia Bocalon, Raffael Santos, Tais Lira e Wallace Borges. A responsável pela preparação vocal e direção musical foi Samanta Okuyama. A preparação corporal ficou por conta de Marcela Sampaio e o texto foi uma criação coletiva.
Com classificação indicativa de 10 anos, o espetáculo tem a entrada gratuita, e está sujeita à lotação máxima do local. É necessária a retirada de ingressos com 1h00 de antecedência. Em caso de chuva a sessão será cancelada.
“Cidade do Sol – Uma homenagem à menina luz”
Quando: De 17/08 a 29/09 e 12/10 a 26/10/
Horários: Sábados às 15h e Domingos às 11h
Local: CEU HELIÓPOLIS – Professora Arlete Persoli
Endereço: Estr. das Lágrimas, 2385 – São João Climaco, São Paulo – SP
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Quantidade de servidores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo supera a população de diversas cidades e a capacidade de grandes estádios
Publicado em: 31/10/2024 5h12 - em Secretaria Municipal de Educação
Meninas da EMEF Heitor de Andrade representaram a cidade de SP em torneio de handebol
Publicado em: 31/10/2024 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação
CEIs da Rede Municipal de Ensino valorizam cultura Africana com Projeto Xirê e experiência gastronômica
Publicado em: 31/10/2024 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas de Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo recebem projeto piloto de aula de Língua Coreana
Publicado em: 31/10/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Publicado em: 31/10/2024 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação