Notícias

Estudantes da Rede Municipal expõem projetos em Mostra de Tecnologias na USP

Evento ainda terá seminários e maratonas de robótica; tema é trabalhado nas escolas municipais desde 2017

Publicado em: 10/11/2022 8h00 | Atualizado em: 10/11/2022
Mostra De Tecnologia da USP

Um arduíno que irriga o solo, lixo eletrônico que vira brinquedo e outros projetos feitos por estudantes da Rede Municipal de São Paulo com stop motion, robótica, itens recicláveis e diferentes linguagens de programação poderão ser conferidos no VII Seminário e Mostra de Tecnologias “Ação Promovendo a Reflexão”, que ocorre nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no Centro de Pesquisa e Inovação/ Inova USP.

A mostra reúne trabalhos realizados a partir do conceito de educação maker e aprendizagem criativa, que prevê que o aluno desenvolva soluções com atividades mão na massa. Há exemplos como robôs, projetos criados na impressora 3D, e protótipos de Cidades Inteligentes utilizando e-lixo.

O evento ainda contará com uma série de oficinas e palestras sobre educação maker, uso de tecnologias e recursos digitais, e aprendizagem centrada em problemas e baseadas em projetos. O objetivo é inspirar os educadores e estudantes que se mostram cada vez mais inventivos, criativos e protagonistas de sua aprendizagem.

Para os seminários são esperados professores orientadores de educação digital (POED), professores regentes das variadas áreas de conhecimento, coordenadores pedagógicos, gestores e supervisores da Rede Municipal que já foram previamente inscritos.

Confira aqui a programação de oficinas.

JAM e hackaton

O evento ainda terá a JAM de robótica, que já se tornou uma tradição onde as equipes que mesclam estudantes de diferentes gêneros e idades participam de uma maratona de robótica com oito horas de duração.

Haverá também o hackaton em que os alunos precisam resolver um desafio de programação divididos em equipes de cinco integrantes e um professor responsável.

Embora a programação e o pensamento computacional sejam ferramentas de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que por isso precisam ser trabalhadas pelas escolas, elas já estavam previstas pelo Currículo da Cidade e são aplicadas na Rede Municipal desde 2017.

VII Seminário e Mostra de Tecnologias
Dias: 10 e 11 de novembro
Horário: 9h às 17h
Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP/ Centro de Difusão Internacional (CDI)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310/370, Butantã, São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
Fotografia de um homem recebendo vacina no braço direito.

DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza

Publicado em: 06/05/2026 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com fundo amarelo, ao centro em um círculo a fotografia de duas meninas sorrindo. Vários balões de fala com os textos roxo onde se lê

Semana de estudo e leitura leva programação gratuita a toda cidade de São Paulo

Publicado em: 06/05/2026 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Formação online orienta Grêmios Estudantis sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Publicado em: 06/05/2026 11h46 - em Programa Grêmio estudantil

Fachada Sme Site

Comunicado

Publicado em: 05/05/2026 8h52 - em Secretaria Municipal de Educação

1 18 19 20 21 22 1.673