Notícias

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea é prorrogada até setembro 

Exposição "O Real Resiste" segue aberta para visitação na Biblioteca Mário de Andrade até 6 de setembro

Publicado em: 03/08/2026 15h58 | Atualizado em: 03/08/2026
Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto "1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea".

A 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea – O Real Resiste – 2026 teve seu período de visitação prorrogado até o dia 6 de setembro, na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e da Divisão de Cultura (DIAC), a iniciativa amplia a oportunidade para que o público conheça as produções artísticas desenvolvidas por estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Realizada de forma inédita pela SME, a Mostra Estudantil de Arte Contemporânea reúne obras produzidas por estudantes do Ciclo Autoral, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), valorizando a escola como espaço de criação, experimentação e expressão artística.

Inspirada na canção “O Real Existe”, de Arnaldo Antunes, a exposição convida o público a refletir sobre temas contemporâneos relacionados à produção do conhecimento e à construção da realidade em um contexto marcado pelo avanço da inteligência artificial, pela circulação de fake news, teorias da conspiração e superstições que atravessam os campos da ciência, da educação e da cultura.

Arte produzida pelos estudantes

A iniciativa incentiva a produção artística como ferramenta de reflexão crítica sobre o mundo contemporâneo, estimulando diferentes linguagens e manifestações culturais presentes no cotidiano dos estudantes da Rede Municipal.

Além de promover o protagonismo estudantil, a Mostra Estudantil de Arte Contemporânea fortalece a escola como ambiente de investigação, criatividade e diálogo, valorizando as múltiplas realidades sociais, culturais e subjetivas vivenciadas pelos participantes.

A prorrogação do período expositivo consolida o êxito da primeira edição da mostra e amplia o acesso do público às obras selecionadas, permitindo que mais pessoas conheçam a produção artístico-cultural desenvolvida pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Visitação

A exposição pode ser visitada na Biblioteca Mário de Andrade, localizada na Rua da Consolação, 94 – República – São Paulo/SP, nos seguintes horários:

  • Terça a sexta-feira: das 9h às 21h;
  • Sábados, domingos e feriados: das 9h às 18h.

A entrada é gratuita. Para consultar a disponibilidade de visitas mediadas em grupos, entre em contato através do e-mail: educativo.bma@prefeitura.sp.gov.br.

Acompanhe as notícias da Rede Munipal de ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea é prorrogada até setembro 

Publicado em: 03/08/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Em primeiro plano, uma mulher amamenta um bebê, que repousa em seus braços com uma das mãos apoiada sobre seu peito. A cena representa um momento de cuidado, acolhimento e fortalecimento do vínculo entre mãe e criança, tema da campanha Agosto Dourado.

Agosto Dourado fortalece ações de aleitamento materno na Rede Municipal

Publicado em: 03/08/2026 12h31 - em CEI Amigo do Peito

Tamanho Site (32)

SME abre inscrições para formação em deficiência visual e recursos de acessibilidade

Publicado em: 31/07/2026 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Leituraço agosto indígena

SME lança documento com orientações para o Leituraço do Agosto Indígena

Publicado em: 31/07/2026 12h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do tórax de uma pessoa com camiseta azul fazendo um sinal de LIBRAS com a mão direita a frente do peito.

SME divulga classificação final dos interessados em atuar nas EMEBS

Publicado em: 31/07/2026 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.682