Notícias

SME cria sistema on-line para monitoramento da transmissão de COVID-19

Sistema CITsmart permitirá o registro das informações e a impressão do formulário que acompanhará o aluno ou profissional da Educação até a UBS

Publicado em: 15/02/2021 15h29 | Atualizado em: 15/02/2021

fotografia de ambiente escolar com dispositivo de álcool em gel fixado na paredeA Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo implementou um sistema de monitoramento on-line que visa registrar a incidência de casos suspeitos de COVID-19 nas escolas da rede municipal. A partir do fluxo de monitoramento da transmissão enviado para as unidades educacionais, os profissionais da escola podem identificar casos suspeitos, entrar em contato com as famílias e viabilizar o encaminhamento para as Unidades Básica de Saúde (UBS) de referência.

Confira o cartaz com o fluxo de monitoramento da transmissão.

O apontamento dos casos suspeitos deverá ser feito pela equipe gestora por meio do sistema CITsmart, em Monitoramento COVID-SIMC-19. A equipe gestora deverá registrar os dados do aluno ou profissional e encaminhá-lo com o formulário impresso para a UBS de referência. Isso viabilizará o atendimento e permitirá o controle por parte das autoridades de Saúde e Educação.

Confira o vídeo para acesso ao sistema CITsmart:

O fluxo de monitoramento da transmissão foi organizado conjuntamente com a Secretaria de Saúde. Caso haja constatação de um ou mais sintomas, a escola deverá fazer o isolamento do estudante, entrar em contato com a família, preencher o formulário no sistema CITsmart e imprimi-lo, orientando que os responsáveis levem a criança até a UBS de referência. No caso do educador, este deverá ir até a Unidade Médica. Na confirmação de infecção por COVID-19 os familiares deverão comunicar a escola imediatamente.

São sintomas de COVID-19: febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, coriza, falta de ar e perda de olfato ou paladar. Em crianças, considerar também obstrução nasal. Na suspeita de COVID, a febre pode estar ausente e diarreia pode estar presente.

Confira o cartaz com os principais sintomas da COVID-19.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde preparou um material voltado às equipes escolares. Acesse a notícia COVISA prepara orientações para o retorno presencial das equipes escolares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
Fotografia de um homem recebendo vacina no braço direito.

DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza

Publicado em: 06/05/2026 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com fundo amarelo, ao centro em um círculo a fotografia de duas meninas sorrindo. Vários balões de fala com os textos roxo onde se lê

Semana de estudo e leitura leva programação gratuita a toda cidade de São Paulo

Publicado em: 06/05/2026 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Formação online orienta Grêmios Estudantis sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia

Publicado em: 06/05/2026 11h46 - em Programa Grêmio estudantil

Fachada Sme Site

Comunicado

Publicado em: 05/05/2026 8h52 - em Secretaria Municipal de Educação

1 18 19 20 21 22 1.673