Notícias

Seminário Somos Amigo do Peito ocorre neste sábado (19) 

Iniciativa terá público estimado de 500 participantes e acontecerá na Uninove campus memorial 

Publicado em: 17/08/2023 10h00 | Atualizado em: 01/09/2023
Fotografia de duas mulheres sentadas amamentando suas crianças em área externa da unidade educacional.

Neste sábado (19), ocorre o Seminário “Somos Amigos do Peito – 2023”, das 8h às 17h, na Uninove campus Memorial. A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que intensifica as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno no mês de agosto. 

É esperada a participação de 500 profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino (RME) da capital. O seminário contará com relatos de práticas e exposição dialogada sobre ações de aleitamento materno que estão sendo realizadas nos CEIs da rede municipal, além de um panorama geral e evolução da Campanha CEI Amigo do Peito.

Entre os temas debatidos, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a importância do aleitamento materno e panorama do aleitamento no Brasil e os principais desafios das famílias na manutenção da amamentação após retorno ao trabalho e ingresso dos bebês aos centros de educação infantil.

Além disso, haverá conscientização sobre o apoio à amamentação e como fazer a diferença para mães e pais que trabalham, sobre atitudes que fazem a diferença na amamentação e evitam o desmame precoce, entre outros.

Confira, abaixo, a programação completa:


Manhã 

Recepção dos participantes e assinatura das listas de presença

Abertura do evento e boas vindas com Fátima Brum, Coordenadora da CODAE, e Fernanda Menezes, Nutricionista Responsável Técnica SME/CODAE

Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham com a Dra. Vânia Gato, pediatra.

Recomendações para a promoção do aleitamento materno no contexto da alimentação escolar com Nathália Tarossi Locatelli, assessora técnica no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE UNIFESP).

Como o aleitamento materno está acontecendo nos CEIs de São Paulo? com Kátia Iared, nutricionista da SME/CODAE.

Amamentação exclusiva de bebês até 6 meses no CEI: é possível? Mediação de Juciléia Vicente, nutricionista da SME/CODAE, e CEI Parceiro Instituto Dona Ana Rosa.


Intervalo para almoço


Tarde 

Atitudes que fazem a diferença na amamentação e evitam o desmame com Viviane Laudelino Vieira, pesquisadora e supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri).

Interesse dos familiares em manter a amamentação nos CEIs com Valéria de Freitas, nutricionista da SME/CODAE.

UBS e CEI como rede de apoio com mediação de Edjane Araújo, enfermeira e assessora técnica na Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus (SMS), UBS Jd. Paraguaçu e CEI Parceiro Construindo Sonhos.

Projetos e ambientes nos CEIs fazem a diferença! com Amanda Bianchi, nutricionista da SME/CODAE.

O PPP como instrumento para fortalecer e legitimar o trabalho em equipe com mediação de Flávia Amador, nutricionista da SME/CODAE e CEI Parceiro Belém.

Construindo caminhos para acolher e nutrir com mediação de Daniela Almeida, nutricionista da SME/CODAE, CEI Parceiro Profª. Eunice Pinheiro Machado Padovan e CEMEI Parque do Carmo.


Campanha CEI Amigo do Peito

A campanha CEI Amigo do Peito é promotora do aleitamento materno para todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, coordenada por um Grupo de Trabalho (GT) da Coordenadoria de Alimentação Escolar.

Desde o seu lançamento, o número de CEIs que se apresentaram como promotores e apoiadores do aleitamento materno e que receberam o Selo CEI Amigo do Peito passou de 93 em 2018 para 875 em 2022, o que representa 34% dos CEIs da Rede Municipal.

Para mais informações, acesse a página do CEI Amigo do Peito.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.673