Notícias
Agosto Dourado: ações de incentivo ao aleitamento na rede municipal de SP; assista ao vídeo
Campanha “CEI Amigo do Peito”, por exemplo, reconhece unidades que apoiam amamentação nos centros
Publicado em: 24/08/2021 14h49 | Atualizado em: 25/08/2021
“Eu acho importante amamentar porque tem bastante nutrientes e também tem o vínculo com o filho”, comenta Geysa Renata Querino, mãe do pequeno Arthur, de 8 meses, que frequenta o CEI Transformando Vidas, na Diretoria Regional de Educação do Ipiranga. No mês dedicado a ações que incentivam o aleitamento materno (Agosto Dourado), destacamos a importância das iniciativas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Assim como fornecer alimento às crianças, a possibilidade da amamentação nos CEIs da rede proporcionam acolhimento e segurança para as mães, que podem continuar mais perto dos filhos. É o caso da Sthefania Rodrigues, mãe da Helena, de 5 meses. “Fiquei sabendo que poderia amamentar ela aqui na escola, então vai ser mais fácil”, comenta ela, que pretende oferecer o leite materno pelo menos até o primeiro ano de vida da filha.
Além delas, a nutricionista que integra o Grupo de Trabalho sobre Aleitamento Materno da Coordenadoria de Alimentação Escolar, Valéria Roma de Freitas, também fala sobre os benefícios da ação, inclusive para as mães que precisam deixar o leite materno para ser oferecido aos pequenos ao longo do dia. “As mulheres que não tiverem disponibilidade de vir até o CEI podem trazer o leite congelado, em frascos próprios. Esse leite vai ser oferecido para a criança durante o tempo que ele estiver na unidade”, complementou.
Vale ressaltar que todos os CEIs podem receber as mães para amamentação, tanto em locais definidos pela unidade quanto em espaços escolhidos pelas próprias mulheres.
Campanha CEI Amigo do Peito
Desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo desenvolve a Campanha “CEI Amigo do Peito”. Esta ação educativa incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na rede municipal de ensino para garantir o direito dos bebês e das crianças à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social. Para saber mais, acesse a página CEI Amigo do Peito.
Na última edição, 280 unidades foram reconhecidas com o selo da campanha. Até o final de 2021, novos CEIs também serão certificados pela iniciativa.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Publicado em: 18/06/2026 2h01 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação