Notícias
Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016
Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede
Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado
Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.
Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.
Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.
Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.
O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :
Saiba mais:
Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem
Educity Labs
Projeto Rádio BNE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais convidam famílias para um momento de diálogo e parceria pela aprendizagem dos estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas
Diretoria Regional de Educação Butantã
3º Prêmio Lego Braille Bricks recebe inscrições de educadores com projetos escolares inclusivos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Piquenique no Parque Jacuí reúne crianças e famílias em dia de aprendizado e afeto
Secretaria Municipal de Educação
Editoras interessadas podem se inscrever para o Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
SME abre credenciamento para especialistas em jogos de tabuleiro e mestres de xadrez
Relacionadas

SME abre credenciamento para especialistas em jogos de tabuleiro e mestres de xadrez
Publicado em: 29/07/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Brasileirinhos no CEU Aricanduva promove inclusão e desenvolvimento de talentos com coordenação de Daiane dos Santos
Publicado em: 29/07/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Projeto em 3D da EMEF Dias Gomes une tecnologia, pesquisa e criatividade
Publicado em: 28/07/2025 3h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME reforça importância de atualização dos dados cadastrais dos estudantes para organização do ano letivo
Publicado em: 28/07/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

SME recebe representantes da Coeduc e amplia diálogo com sindicatos
Publicado em: 25/07/2025 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação