Notícias
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Educador Autor
Publicado em: 09/08/2018 17h49 | Atualizado em: 30/11/2020Relações Interpessoais na Escola Versus Bullying
Editora All Print
O presente trabalho tem o objetivo de esclarecer um fenômeno ainda pouco conhecido e muito presente nas instituições educacionais: o bullying no ambiente escolar e as relações interpessoais. Agressões entre alunos, físicas ou morais, que trazem consequências sérias, tanto para quem as comete como para suas vítimas. Muitos são os depoimentos que indicam fatos ocorridos no interior das instituições de ensino, muitas vezes indiferentes para os profissionais da educação, mas que podem trazer graves sequelas na vida dos jovens e das pessoas envolvidas. Demonstrar que as instituições educacionais e a sociedade não podem se omitir em relação ao bullying. Desta maneira, este estudo descritivo com abordagem visou analisar as dificuldades enfrentadas pelas vítimas de bullying no ambiente escolar. Utilizou-se como método de estudo a pesquisa bibliográfica por meio de livros, pesquisa na internet, artigos em jornais e revistas. Finalizando, procurou-se demonstrar a prevenção ao bullying, com exemplos de programas de sucesso em prol das crianças, adolescentes e demais envolvidos no ambiente escolar, em suas relações interpessoais. Neste trabalho está o resultado de uma discussão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar e o bullying, que acabam por influenciar as relações de trabalho e de estudo neste ambiente e o objetivo do mesmo é analisar os aspectos que podem favorecer um ambiente no qual prevaleçam as relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam direta ou indiretamente com o aluno. Muitas vezes observa-se que o ambiente se torna frio, hostil e de difícil convívio, geralmente isso é reflexo da falta de verificação dos problemas vivenciados pelos alunos, professores e a comunidade escolar e da falta de comunicação, que é um fator primordial para um bom relacionamento e positivas relações interpessoais. O espaço da escola não é apenas um “continente”, um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem, mas é também um “conteúdo” ele mesmo é educativo.
Maria Benedita Gonçalves Araujo da Silva
Coordenadora Pedagógica (aposentada)
e-mails: bene146@hotmail.com / contato@benearaujosilva.com.br
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Vila Atlântica comemora 22 anos com festa aberta a comunidade
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Meninos comemora 22 anos com festa aberta a comunidade
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Celebração de 18 anos do CEU Água Azul com programação especial em outubro
CEU e COCEU
SME realiza formação "Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto em defesa da democracia e cidadania"
Secretaria Municipal de Educação
Dia D da Multivacinação incentiva atualização das vacinas e retirada da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA)
Secretaria Municipal de Educação
São Paulo é destaque em Mostra Nacional do MEC sobre Educação Integral
Relacionadas

São Paulo é destaque em Mostra Nacional do MEC sobre Educação Integral
Publicado em: 17/10/2025 12h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Contagem regressiva: Estudantes da rede municipal de SP entram na reta final de preparação para as avaliações do Bom de Prova
Publicado em: 17/10/2025 10h00 - em Bom de Prova

Escolas da Capela do Socorro recebem prêmio de destaque no 1º Concurso de Documentários sobre emergências climáticas
Publicado em: 17/10/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Crianças do CEU EMEI Maria Aparecida Coelho Alves Teixeira mergulham no mundo dos insetos
Publicado em: 16/10/2025 6h01 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

SME abre inscrições para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Publicado em: 16/10/2025 5h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã