Notícias
PDE reforça importância das avaliações externas nas unidades educacionais
A partir deste ano, os dados de aprendizagem dos estudantes são usados para cálculo do valor
Publicado em: 04/11/2025 17h01 | Atualizado em: 04/11/2025 
As unidades educacionais da Rede Municipal de ensino passaram, nas últimas semanas, por duas avaliações importantes que acompanham a aprendizagem dos estudantes: a Prova São Paulo, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro e o SAEB, promovido pelo Governo Federal e aplicado entre os dias 28 de outubro a 03 de novembro.
Essas avaliações, somadas ao SARESP, que será aplicado no dia 18 de novembro, são fundamentais para reunir dados sobre a aprendizagem dos estudantes e organizar o planejamento pedagógico das unidades educacionais e políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Esses dados, a partir deste ano, são usados como critério para o pagamento do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE) aos servidores da Educação.
Essa novidade reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação (SME) e dos professores em reduzir as desigualdades educacionais, potencializando que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades e focando ainda na alfabetização na idade certa e na garantia das aprendizagens.
“A mudança leva em consideração a aprendizagem dos estudantes reforçando que é resultado de um compromisso coletivo que mobiliza educadores, gestores e toda a comunidade escolar”, afirma o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.
Novidades no PDE
Para 2025, a primeira parcela foi paga em agosto e contemplou cerca de 88 mil servidores, com investimento de R$206 milhões. A segunda parcela está prevista para ser paga em abril de 2026.
Na segunda parcela do prêmio de 2025 haverá o adicional de até 900 reais para as escolas que mais avançarem nas aprendizagens, desde que o índice de estudantes que estejam com nível de aprendizado abaixo do básico também diminua.
Confira mais notícias sobre o PDE:
Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio
Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional – PDE
Prefeitura foca na aprendizagem e paga prêmio 14% maior que ano passado
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Prefeitura lança nesta quarta (11) Programas de Prevenção às Drogas na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 09/12/2024 9h36 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Imprensa Jovem da Rede Municipal visitam boxes e cobrem treinos Fórmula E
Publicado em: 06/12/2024 6h45 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo recebe ouro no Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024
Publicado em: 06/12/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação
SGM oferece curso de capacitação para profissionais da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 06/12/2024 4h40 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Educação de São Paulo acompanham os bastidores do Moto1000GP no Autódromo de Interlagos
Publicado em: 06/12/2024 4h31 - em Secretaria Municipal de Educação