Notícias
Muro da EMEF Profª Maria Antonieta D’ Alckmin Basto recebe grafite para comemorar aniversário de 50 anos
A história da unidade e da comunidade foi contada nos muros em torno da escola; carta do escritor e poeta Oswald de Andrade em homenagem à esposa também foi registrada
Publicado em: 16/03/2023 15h31 | Atualizado em: 16/03/2023
Em celebração aos seus 50 anos, a EMEF Profª Maria Antonieta D”Alckimin Basto registrou nos muros da escola um pouco da sua história e principais fatos que ocorreram no bairro e na unidade ao longo dos anos.
A escola, que fica localizada no bairro da Vila Olímpia, foi constituída como EMEF Profa Maria Antonieta D”Alckimin Basto em 11 de março de 1971. A comunidade escolar percebeu que, com o passar do tempo, a região foi perdendo as características de um bairro residencial, se tornando uma área comercial com características corporativas.
Com o propósito de resgatar a história da unidade e da região e reaproximar a comunidade, os gestores, os professores e os estudantes da escola, juntamente com os pais e os moradores, realizaram alguns encontros para dar vida à ação. A partir disso, foram definidos e compartilhados os materiais e as fotos que iriam compor as imagens nos muros.
O grupo de artistas do Sou Favela Grafite realizou oficinas com os estudantes ensinando algumas técnicas da pintura em grafite. Após o treinamento, os alunos puderam fazer alguns trabalhos e desenhos com temáticas desenvolvidas em aulas regulares como racismo, empoderamento feminino e bullying.
As artes dos estudantes foram selecionadas e os materiais históricos escolhidos foram registrados nos muros pelos artistas em uma sequência de imagens. Há também o registro de uma carta que Oswald de Andrade escreveu para sua última esposa, Maria Antonieta D’Alckimin.
Maria Antonieta foi orientadora pedagógica da unidade que, inclusive, recebeu o nome da professora. O projeto contou, também, com a Construtora Gamaro, que financiou parcialmente a pintura nos muros.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
São Paulo abre inscrições para o festival de cinema estudantil nas escolas
Publicado em: 11/05/2026 3h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais
Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita
Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera