Notícias

Mudança na entrega do Leve Leite reduz em 36% as reclamações de não recebimento em São Paulo

Nova logística com apoio dos Correios amplia acesso das famílias ao benefício e diminui falhas na distribuição

Publicado em: 14/01/2026 15h58 | Atualizado em: 14/01/2026
Programa Leve Leite Codae

A Prefeitura de São Paulo conseguiu reduzir em 36% o número de reclamações por não recebimento do Programa Leve Leite em quatro anos. Dados do Portal SP156 mostram que as queixas caíram de 19.871 registros em 2021 para 12.621 em 2025, resultado das mudanças no modelo de distribuição e da ampliação das alternativas para que as famílias tenham acesso ao benefício. 

A partir de 2024, a Secretaria Municipal de Educação (SME) passou a adotar um novo fluxo logístico, no qual, após duas tentativas de entrega sem sucesso no endereço informado, as famílias podem retirar o leite em uma agência dos Correios indicada por mensagem de texto (SMS). Atualmente, 115 unidades funcionam como pontos de retirada em diferentes regiões da cidade. 

A mudança buscou responder a um problema recorrente: famílias que, por motivos de trabalho ou ausência momentânea em casa, perdiam a entrega e ficavam sem o benefício. Com o novo modelo, além do aviso prévio da data de distribuição, os responsáveis recebem mensagens com o endereço da agência mais próxima, onde o produto fica disponível para retirada por até sete dias. 

Hoje, o Leve Leite atende aproximadamente 360 mil bebês e crianças na capital. Bebês com menos de um ano recebem a fórmula láctea mensalmente, diretamente nas creches. Para as demais crianças, o leite em pó integral é entregue em casa a cada quatro meses, conforme o cronograma do programa. 

Para a Secretaria Municipal de Educação, a redução das reclamações indica que a política pública se tornou mais eficiente e alinhada à realidade das famílias. “Garantir que o leite chegue à casa das crianças não é apenas uma questão logística, é cuidado. Ajustar o modelo de entrega foi essencial para evitar interrupções no benefício e fortalecer a segurança alimentar”, avalia a coordenadora de Alimentação Escolar, Carolina Bastos. 

Com a entrega do 3º ciclo em andamento, a SME reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados, especialmente endereço e telefone, já que as comunicações são feitas por mensagem de texto. Informações incorretas seguem sendo uma das principais causas de falha na distribuição. 

Além das mudanças na logística, o programa passou a utilizar embalagens biodegradáveis, que reduzem o tempo de decomposição de cerca de 200 anos para até quatro anos. A medida se soma a outras ações de sustentabilidade da Rede Municipal, como o Cardápio Escolar Sustentável, que amplia o repertório alimentar dos estudantes por meio de preparações de base vegetal, além da priorização na oferta de alimentos in natura, minimamente processados e provenientes da agricultura familiar. 

O Programa Leve Leite integra o conjunto de políticas da Prefeitura de São Paulo voltadas à segurança alimentar e à permanência dos estudantes na escola, especialmente em contextos de maior vulnerabilidade social. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
1 17 18 19 20 21 1.673