Notícias
Seminário Trabalho e Educação
Evento discutiu o papel do município como agente de um desenvolvimento inclusivo, emancipador e redutor de desigualdades
Publicado em: 23/06/2016 11h55 | Atualizado em: 04/05/2021
A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, participou na tarde da quarta, 22 de junho, do encerramento do Seminário “Trabalho e Educação no Desenvolvimento da Cidade de São Paulo”, realizado no Novotel Jaraguá.
Além de refletir sobre a atual conjuntura e os avanços conquistados na cidade, o evento também buscou considerar o papel do município enquanto agente de um desenvolvimento inclusivo, emancipador e redutor de desigualdades.
Para Nádia Campeão, o seminário acerta ao juntar duas áreas de relevância e em que a Prefeitura de São Paulo tem forte atuação. “A Secretaria Municipal de Educação pode contribuir oferecendo ainda mais alternativas para, junto com as outras secretarias, constituir uma frente articulada que possa atender com possibilidades de formação e de geração de empregos”, disse a Secretária, que ainda destacou ações já realizadas pela SME nesse sentido, como a rede UniCEU, que promove o acesso ao ensino superior de qualidade e o PROJOVEM Urbano – iniciativa que oferece a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental e de qualificação profissional inicial para jovens entre 18 e 29 anos.
Arcos ocupacionais – Na ocasião, foi apresentado o projeto-piloto do Programa TER (Trabalho, Educação e Renda), que pretende trabalhar três arcos ocupacionais (Educação, Cultura e Esporte) a partir de oportunidades disponibilizadas pela gestão pública municipal, levando o jovem a conhecer, vivenciar e experimentar todas as etapas que contemplam uma determinada atividade profissional. O TER tem como público alvo jovens entre 16 e 29 anos, desempregados e que pertençam a famílias cuja renda per capita seja equivalente ou inferior a meio salário mínimo.
“O debate também nos traz uma questão importante. Mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação exija dos municípios a tarefa principal da educação básica, São Paulo não pode prescindir de ter políticas públicas voltadas a uma educação profissional e tecnológica. Assim, precisamos desenvolver programas e propostas cada vez mais abrangentes e numa maior escala para atender uma demanda clara da própria juventude”, disse o Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.
O seminário, que teve a duração de dois dias, teve a participação de estudantes, professores, gestores educacionais e do trabalho, somando aproximadamente 300 participantes. O evento foi acompanhado por mais de 2,5 mil pessoas pela internet.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
DRE Guaianases realiza Reunião de Avaliação do Ano
Publicado em: 18/12/2024 4h31 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Estudantes da EJA da EMEF Primo Pascoli Melaré criam painéis de lambe-lambe com releitura de Tarsila do Amaral
Publicado em: 16/12/2024 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação
DRE Guaianases realiza IX Congresso Regional de Educação Guaianases – CONGREG
Publicado em: 16/12/2024 11h35 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
EMEI Marialice Mencarini Foracchi aprimora acolhimento com participação das crianças
Publicado em: 16/12/2024 8h13 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Turismo de Aventura retorna para os CEUs da capital paulista
Publicado em: 13/12/2024 6h45 - em Secretaria Municipal de Educação