Notícias
Coexista, um projeto ligado à Educação Humanitária
Atenção aos animais estimula alunos e comunidade
Publicado em: 30/12/2015 11h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Transformar os alunos da rede municipal de ensino em agentes positivos de mudanças foi o desafio que a professora Márcia Cristina Araújo enfrentou, desde 2011, desenvolvendo o projeto Coexista nas unidades educacionais onde leciona, no intuito de dar aos alunos, seus pais e comunidade consciência sobre a situação dos animais, tanto de rua como domésticos, no que se refere aos cuidados necessários para que tenham uma vida digna, espelhando estes cuidados para a vida em sociedade de todos nós.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Aparecida de Souza Campos, do Centro Educacional Unificado (CEU) Formosa, na zona leste da cidade de São Paulo, a professora Marcia tem ensinado aos alunos dos 4º e 5º anos, vários fatos sobre animais domésticos, cuidados com sua saúde, comportamento e legislação sobre maus tratos, que estes alunos multiplicam à comunidade da região do CEU, nas visitas que fazem com os parceiros do projeto.
“O Projeto Coexista nasceu em 2011, quando encontrei um gatinho abandonado num terminal de ônibus e o levei para a sala de aula, propondo que as crianças alimentassem, cuidassem do gatinho e conseguissem, dentre outras coisas, um lar para ele, um adotante”, disse a professora Márcia.
A partir daí o projeto tomou corpo, chamando a atenção da comunidade e de entidades que vieram a ser tornar parceiras do projeto, como o Centro de Controle Zoonoses de São Paulo (CCZ-SP), Supervisão de Vigilância em Saúde – SUVIS/Mooca-Aricanduva e a ONG Adote um gatinho. Esta parceria possibilitou a realização de uma campanha de vacinação contra a raiva num posto móvel na frente do CEU Formosa.
“Além de campanhas de castração de animais e feiras de adoção consciente, isto vem aumentando o conhecimento, tanto dos alunos como dos demais cidadãos, não só quanto ao cuidado com os animais, mas também com a sociedade”, completou a professora.
Prêmio e viagem – A professora Márcia, com a repercussão deste projeto, ganhou o prêmio do concurso Bios e Terra, promovido pela empresa Arte e Vivências Ecológicas e destinado a todos os educadores do País, com o objetivo de disseminar o amor e o respeito à vida animal. A professora também viajou para Coréia do Sul, representando a Cidade de São Paulo no Congresso das Cidades Educadoras.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Publicado em: 20/12/2024 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Publicado em: 20/12/2024 4h21 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Publicado em: 20/12/2024 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Publicado em: 20/12/2024 2h33 - em Educomunicação
Projeto de Bandas e Fanfarras da EMEF Humberto Dantas mobiliza a comunidade
Publicado em: 19/12/2024 10h29 - em Secretaria Municipal de Educação