Notícias

Alunas da Faculdade de Saúde Pública apresentam projeto realizado na EMEI Santos Dumont

O trabalho desenvolvido faz parte do programa de estágio curricular em parceria com a CODAE

Publicado em: 20/07/2016 14h17 | Atualizado em: 30/11/2020

20160510_104531 740x430.jpg

No dia 1º de Julho, as alunas do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, Mayra Barata e Manuela Capezzuto apresentaram o projeto “Parece alface, mas não é”, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Santos Dumont pertencente a Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba-Jaraguá, a Comissão de Estágio Curricular da CODAE, docentes da Faculdade de Saúde Pública e familiares.

O trabalho faz parte do programa de estágio curricular iniciado em 2015 que integra o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Educação e a Faculdade de Saúde Pública.

Durante cerca de quatro meses as alunas realizaram estágio nas áreas de Alimentação Coletiva e Saúde Pública no universo da alimentação escolar e conheceram melhor o seu funcionamento em diversas vertentes. A primeira etapa foi de orientação e vivência em campo, onde puderam acompanhar o gerenciamento do Programa de Alimentação Escolar pela CODAE.

Em um segundo momento, as estagiárias foram a campo e mergulharam na realidade da EMEI Santos Dumont a fim de fazer um diagnostico da alimentação escolar e identificar os seus potenciais e pontos críticos a serem melhorados. A etapa seguinte foi prática, e consistiu em uma série de intervenções educativas com alunos e educadores da EMEI, focadas no momento da refeição e do reconhecimento dos alimentos.

Foram realizadas quatro atividades lúdicas com os alunos e outras duas com educadores. Dentre elas, a que mais surpreendeu e teve avaliação positiva por educadores, pais e alunos foi a denominada “Continente”, na qual as crianças puderam criar com argila um recipiente único para armazenar a sua comida favorita. Também aconteceram dinâmicas de interação e reconhecimento de frutas, verduras e legumes que compõem o cardápio diário da alimentação escolar. Durante o “Food Revolution Day”, foi implantada em uma área verde da unidade uma horta escolar. A dinâmica final foi a realização de uma refeição baseada na união dos aprendizados das atividades anteriores.

Veja aqui imagens do projeto e apresentação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes em área externa de escola jogando volei ao fundo e pingue-pongue em primeiro plano no

CIEJA Cambuci Paulo Emílio Vanzolini promove Dia do Desafio com práticas esportivas

Publicado em: 31/10/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma professora em pé na sala de aula em freten aos alunos que estão sentados e olhando para ela.
Finalistas no Premio Educador Em Destaque

SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque

Publicado em: 30/10/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes sentados segurando o gibi da Turma da Mônica -

Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem

Publicado em: 30/10/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10

Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 29/10/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 16 17 18 19 20 1.608