Notícias

Projeto CEU Amigo do Coração conscientiza comunidade sobre importância do autocuidado

Com foco no período de distanciamento social ação trabalha com três pilares: atividades físicas, alimentação saudável e cuidado com as emoções

Publicado em: 07/07/2020 15h10 | Atualizado em: 30/11/2020

Fachada do prédio de um CEU com o texto Ceu Amigo Do PeitoDurante o período de quarentena decorrente da pandemia da Covid-19, dois Centros Educacionais Unificados (CEU) da zona leste de São Paulo estão desenvolvendo ações de cuidado com a saúde em suas comunidades. O projeto “CEU Amigo do Coração” visa conscientizar usuários e equipes dos CEUs sobre a importância do autocuidado a partir de três pilares: atividades físicas, alimentação saudável e cuidado com as emoções.

A iniciativa consiste em proporcionar remotamente conhecimento e atividades para alunos, familiares, educadores e equipes dos CEUs Aricanduva, situado no Jardim Santa Terezinha, e no Azul da Cor do Mar, na Cidade A.E. Carvalho. O projeto é promovido pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Instituto Tellus.

O programa CEU Amigo do Coração foi iniciado em junho, tem foco nas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) e fatores de risco, suas atividades buscam a prevenção e o combate a partir da mudança de hábitos cotidianos. O primeiro passo para iniciar as ações foi uma pesquisa que envolveu 836 usuários das unidades com o auxílio de 26 Embaixadores do Coração, que são alunos, educadores e gestores que atuam voluntariamente como agentes de mudança no CEU.

A pesquisa constatou que durante o período de quarentena 66% dos entrevistados declararam ter diminuído a prática de atividade física, 30% disseram ter aumentado o consumo de frutas, verduras e legumes. Sobre as questões emocionais neste período, 47% disseram sentir mais fome/apetite, 38% declaram ter aumentado a sensação de cansaço e 37% dizem ter sensação de desânimo ou angústia.

Tendo como base os dados coletados na pesquisa, as unidades propõem periodicamente conteúdos informativos e atividades, sempre feitas remotamente. Os usuários já puderam participar de duas sessões sobre “Mindfulness” – exercícios e técnicas de concentração para alcançar a atenção plena do próprio corpo. Prática pode levar o indivíduo a ter mais criatividade, saúde, satisfação pessoal e profissional, além da sensação de felicidade e relaxamento. Nos próximos dias serão lançados pelas redes sociais dos Embaixadores e dos CEUs desafios de Atividade Física e de Alimentação Saudável.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (2)

Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade

Publicado em: 13/05/2026 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cei Amigo Peito (1)

SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026 

Publicado em: 13/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 16 17 18 19 20 1.674