Notícias

Ação discute importância do educador na prevenção ao uso de drogas

Iniciativa acontece no Dia Internacional de Combate às Drogas

Publicado em: 19/06/2018 16h38 | Atualizado em: 30/11/2020

cine_horizonte_dia_combate_740_x_430.jpg

O dia 26 de junho é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional de Combate às Drogas. As secretarias municipais de Educação (Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral – COCEU), da Saúde (Programa Redenção), da Cultura (SPCine) e de Direitos Humanos e Cidadania (Departamento de Educação em Diretos Humanos – Festival Entretodos) realizam este ano na data o Cine Horizontes – ação conjunta voltada aos servidores da Educação para discutir a importância do educador na prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

“A ação objetiva subsidiar os servidores da Educação para atuarem com os estudantes os saberes: a empatia, a autonomia, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisão, a comunicação eficaz, o autoconhecimento e relacionamento interpessoal, associados à prevenção ao uso de drogas”, afirma Lucilene Aparecida Esperante Limp, Diretora da Divisão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal da Educação.

O evento no dia 26 de junho será realizado no Cine Olido e terá a participação de Clarice Madruga, professora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, consultora da coordenadoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e coordenadora Executiva em Estudos Internacionais sobre Políticas de Combate às Drogas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Jorge Grispum, produtor e curador do Festival Entretodos; Nathália Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Álcool – COMUDA; e Nilton Gurman – fundador da ONG “Não Foi Acidente”.

A ação inclui rodas de conversa após exibição de curta-metragem em diferentes regiões do município no segundo semestre deste ano. Poderão participar Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Supervisores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Assistentes de Diretores de escola e Auxiliares Técnicos de Educação da rede municipal de ensino. As inscrições podem ser feitas até 22 de junho por meio deste link.

Conscientização e prevenção

O uso abusivo de drogas é um mal social em todo mundo. Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) aponta que cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, ou cerca de 250 milhões de pessoas, usa algum tipo de droga no mundo. Desse total, cerca de 30 milhões apresentam transtornos relacionados ao consumo, incluindo a dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

O álcool é a droga lícita mais consumida no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos pelas consequências da bebida, o que corresponde a quase 6% de todas as mortes no mundo. O álcool é mais letal entre a população jovem, na faixa etária compreendida entre 20 e 39 anos, onde 25% das mortes têm relação direta com a bebida.

“Os jovens estão expostos cada vez mais cedo às drogas”, afirma Arthur Guerra, coordenador do Programa Redenção, da Secretaria Municipal da Saúde. “O educador tem um papel fundamental na conscientização e na prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Quanto antes um diálogo aberto e frequente com os alunos começar, melhores serão os resultados.”

Dia Mundial de Combate às Drogas
Data: 26 de junho de 2018
Horário: das 9h às 12h30
Local: Cine Olido (Centro Cultural Olido, Avenida São João, 473, Centro de São Paulo)

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (2)

Programa promove oficinas sobre inteligência artificial, habilidades socioemocionais e diversidade

Publicado em: 13/05/2026 1h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Cei Amigo Peito (1)

SME lança Campanha CEI Amigo do Peito 2026 

Publicado em: 13/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo amarelo, vários livros dispostos em formato de leque e o texto
Fotografia de várias pessoas em um escadaria em Ouro Preto.

Espaço Kairós promove saídas pedagógicas que refletem sobre ancestralidade e identidade 

Publicado em: 12/05/2026 10h42 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Descrição de acessibilidade: Montagem com cinco fotografias de uma atividade pedagógica envolvendo alimentos naturais. As imagens mostram crianças explorando cenouras, mangas e outros alimentos em propostas de experimentação sensorial e culinária. Sobre mesas organizadas, aparecem frutas, legumes, utensílios de cozinha infantis, tábuas, recipientes e materiais utilizados durante a vivência. As crianças manipulam os alimentos com as mãos e utensílios, em um ambiente educativo voltado à alimentação saudável e às descobertas sensoriais.

Projeto “Vamos Comer! Descobrindo uma Alimentação Saudável e Equilibrada” 

Publicado em: 11/05/2026 4h31 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

1 16 17 18 19 20 1.674