Notícias

Ação discute importância do educador na prevenção ao uso de drogas

Iniciativa acontece no Dia Internacional de Combate às Drogas

Publicado em: 19/06/2018 16h38 | Atualizado em: 30/11/2020

cine_horizonte_dia_combate_740_x_430.jpg

O dia 26 de junho é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional de Combate às Drogas. As secretarias municipais de Educação (Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral – COCEU), da Saúde (Programa Redenção), da Cultura (SPCine) e de Direitos Humanos e Cidadania (Departamento de Educação em Diretos Humanos – Festival Entretodos) realizam este ano na data o Cine Horizontes – ação conjunta voltada aos servidores da Educação para discutir a importância do educador na prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

“A ação objetiva subsidiar os servidores da Educação para atuarem com os estudantes os saberes: a empatia, a autonomia, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisão, a comunicação eficaz, o autoconhecimento e relacionamento interpessoal, associados à prevenção ao uso de drogas”, afirma Lucilene Aparecida Esperante Limp, Diretora da Divisão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal da Educação.

O evento no dia 26 de junho será realizado no Cine Olido e terá a participação de Clarice Madruga, professora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, consultora da coordenadoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e coordenadora Executiva em Estudos Internacionais sobre Políticas de Combate às Drogas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Jorge Grispum, produtor e curador do Festival Entretodos; Nathália Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Álcool – COMUDA; e Nilton Gurman – fundador da ONG “Não Foi Acidente”.

A ação inclui rodas de conversa após exibição de curta-metragem em diferentes regiões do município no segundo semestre deste ano. Poderão participar Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Supervisores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Assistentes de Diretores de escola e Auxiliares Técnicos de Educação da rede municipal de ensino. As inscrições podem ser feitas até 22 de junho por meio deste link.

Conscientização e prevenção

O uso abusivo de drogas é um mal social em todo mundo. Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) aponta que cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, ou cerca de 250 milhões de pessoas, usa algum tipo de droga no mundo. Desse total, cerca de 30 milhões apresentam transtornos relacionados ao consumo, incluindo a dependência. O número corresponde a 0,6% da população adulta mundial, ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.

O álcool é a droga lícita mais consumida no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos pelas consequências da bebida, o que corresponde a quase 6% de todas as mortes no mundo. O álcool é mais letal entre a população jovem, na faixa etária compreendida entre 20 e 39 anos, onde 25% das mortes têm relação direta com a bebida.

“Os jovens estão expostos cada vez mais cedo às drogas”, afirma Arthur Guerra, coordenador do Programa Redenção, da Secretaria Municipal da Saúde. “O educador tem um papel fundamental na conscientização e na prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Quanto antes um diálogo aberto e frequente com os alunos começar, melhores serão os resultados.”

Dia Mundial de Combate às Drogas
Data: 26 de junho de 2018
Horário: das 9h às 12h30
Local: Cine Olido (Centro Cultural Olido, Avenida São João, 473, Centro de São Paulo)

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673