Notícias

Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)

O Memorial da Educação Municipal reúne objetos, documentos e registros que preservam a memória da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 14/11/2025 11h55 | Atualizado em: 25/03/2026
Composição com 3 fotografias do acervo da Exposição Permanente da Educação Municipal que reabre amanhã.

Um espaço dedicado à preservação e à valorização da história da Educação da Cidade de São Paulo. Assim é a Exposição Permanente “Memórias da Educação Paulistana”, do Memorial da Educação Municipal (MEM), que reabre nesta sexta-feira (14). A exposição convida o público a uma viagem no tempo, trazendo memórias individuais e coletivas que ajudam a refletir sobre os caminhos atuais da Rede Municipal de Ensino (RME).

Com 30 anos de atuação, o MEM conta com itens incorporados por meio de doações da própria Secretaria Municipal de Educação (SME), por unidades educacionais, servidores e ex-estudantes. Atualmente, a exposição é organizada por temas como arquitetura, alimentação, educação musical, sala de aula, entre outros. 

Entre os destaques, está a Linha do Tempo da Educação Paulistana, que apresenta momentos marcantes da trajetória da Rede, como a reestruturação de carreiras e a criação de projetos e programas da SME. A curadoria do MEM complementou os registros com acervos fotográficos e de artes gráficas, tornando a consulta ainda mais completa.

O evento de reabertura da Exposição Permanente aconteceu no auditório do Centro de Formação de Professores (CEFORP). A programação teve início com a apresentação cultural do pianista Fernando Herrmann, seguido da fala das autoridades da Secretaria Municipal de Educação (SME). O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, acompanhou o evento. 

Em seguida, os convidados participaram de uma visita mediada à exposição e também prestigiaram o documentário “90 anos da Educação Infantil – dos Parques às EMEIs”, além de conhecerem a exposição temporária “Parques Infantis – esta história começa aqui”.

Criado por decreto em 1995, o MEM tem como objetivo homenagear o Ensino Municipal por meio de acervos que representam o percurso histórico da educação na cidade. No portal da SME, é possível conhecer as exposições virtuais, a Linha do Tempo e o projeto de História Oral

Novidades em breve 

Em dezembro, o público contará com mais uma novidade: o lançamento da exposição temporária na edição virtual “Parques Infantis: esta história começa aqui”. A mostra é uma parceria com o Museu da Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), e reúne fotografias do acervo do museu e da coleção do Benedito Junqueira Duarte.

Os Parques Infantis deram início ao atendimento educacional pelo município de São Paulo. O serviço foi criado durante a gestão de Mário de Andrade à frente do Departamento de Cultura e Recreação e existiu com este nome até 1975, quando passou a ser denominado como Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), etapa que completou 90 anos em janeiro deste ano.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante Em Sala De Aula

Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp

Publicado em: 19/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do filme Ainda Estou Aqui

“Ainda Estou Aqui” terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade

Publicado em: 19/02/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas

Publicado em: 18/02/2025 3h00 - em Saúde Escolar

Fotografia de estudantes em cerimonia Educavest Estudantes

Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em: 17/02/2025 2h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Campo Limpo

Vagas Abertas para Curso de Administração Pública EAD no Polo UniCEU Campo 

Publicado em: 14/02/2025 5h45 - em Secretaria Municipal de Educação

1 175 176 177 178 179 1.674