Notícias

Programa “Café com o Prefeito” estreia valorizando a escuta de pais e educadores da Rede Municipal de Ensino

Iniciativa vai reunir diretores, professores, representantes das DREs, estudantes e famílias para dialogar sobre políticas públicas para educação

Publicado em: 20/08/2025 10h58 | Atualizado em: 20/08/2025

 

Whatsapp Image 2025 08 20 At 10.25.50 (2)

Pais, estudantes do ensino fundamental, diretores regionais, diretores de escola, supervisores de ensino, coordenadores e professores alfabetizadores reunidos em uma grande sala em uma mesa em formato de U. Seria uma reunião de pais e mestres, certo? Mais do que isso. Um diálogo aberto e escuta ativa.

O encontro foi o cenário da estreia do Programa “Café com o Prefeito”, realizado nesta terça-feira (19/8) na Prefeitura de São Paulo. Durante 90 minutos, o prefeito Ricardo Nunes, ao lado do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, e da secretária executiva de Planejamento e Eficiência, Cibele Molina ouviu pacientemente os 30 convidados para tratar de educação.

O primeiro encontro debateu a temática: “Alfabetização como Prioridade: avanços, desafios e papel das famílias e da escola”. O cronograma também incluiu outros três encontros que irão contemplar a participação das unidades das regiões das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Na estreia, marcaram presença também as diretoras regionais Regina Collazo da DRE Campo Limpo, Luci Batista da DRE Penha, e Marcia Marques da DRE Itaquera.

O objetivo é promover um espaço permanente de escuta e diálogo entre a Prefeitura e a comunidade escolar, valorizar a experiência e o protagonismo dos estudantes e profissionais que vivem o dia a dia nas unidades, visando construir coletivamente propostas e encaminhamentos que fortaleçam a qualidade e a equidade da educação pública.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação pública participativa, inclusiva e centrada na escuta ativa das comunidades escolares. Agradeço a participação de pais, gestores e professores. Como dizia o arcebispo Dom Hélder Câmara, se todos formos capazes de sonhar juntos, então teremos a solução. No nosso caso, em busca de uma educação de qualidade, que é um direito dos nossos estudantes”, enfatizou Padula.

Participaram famílias e estudantes da EMEF José Carlos de Figueiredo Ferraz, EMEF Silvio Fleming, EMEF Prof. Maestro Alex Martins Costa, EMEF Anália Franco Bastos e EMEF José Bonifácio. Professores que atuam nas seguintes unidades: EMEF Águas de março, EMEF Eduardo Prado, EMEF Francisco Alves Mendes Filho, EMEF Vicentina Ribeiro da Luz, EMEF Brigadeiro Correia de Mello, EMEF Bartolomeu Lourenço de Gusmão, EMEF José Querino Ribeiro e EMEF Lina da Costa Couto.

Também marcaram presença diretores da EMEF José Olympio Pereira Filho, EMEF Nipo Brasileira, EMEF Teresa Margarida da Silva e Orta e EMEF Jorge Americano. Além da coordenadora pedagógica da EMEI Jardim Novo Santo Amaro.

Confira mais imagens do encontro:

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudante Em Sala De Aula

Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp

Publicado em: 19/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do filme Ainda Estou Aqui

“Ainda Estou Aqui” terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade

Publicado em: 19/02/2025 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra parte de um rosto feminino com foco na boca em movimento de fala

Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas

Publicado em: 18/02/2025 3h00 - em Saúde Escolar

Fotografia de estudantes em cerimonia Educavest Estudantes

Estudantes aprovados na ETEC são homenageados na Câmara Municipal de São Paulo

Publicado em: 17/02/2025 2h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Campo Limpo

Vagas Abertas para Curso de Administração Pública EAD no Polo UniCEU Campo 

Publicado em: 14/02/2025 5h45 - em Secretaria Municipal de Educação

1 175 176 177 178 179 1.674