Notícias

Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller

Projeto integrou uma série de ações que mobiliza toda a comunidade escolar

Publicado em: 17/11/2025 8h00 | Atualizado em: 24/11/2025

Como a escola pode transformar situações de preconceito em oportunidades de aprendizado, escuta e construção coletiva de uma convivência mais justa e respeitosa? Foi com esse questionamento que a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Hellen Keller, da DRE Ipiranga, mobilizou à criação, em 2024, de uma “Comissão Antirracista”, um espaço de diálogo e ação voltado ao enfrentamento do racismo, à valorização das identidades e ao fortalecimento do protagonismo estudantil. 

O projeto criado pelo professor Mauro Sérgio de Oliveira reconhece que o racismo, em suas múltiplas expressões, continua sendo um dos principais obstáculos para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, especialmente em uma escola bilíngue com estudantes surdos e negros que enfrentam, de forma mais intensa, os impactos da exclusão social. “A criação da comissão foi essencial para garantir aprendizagem, equidade e respeito à diversidade, além de cumprir compromissos legais e curriculares que reforçam a importância da educação antirracista na formação de cidadãos críticos e conscientes”, destaca. 

Na prática, a iniciativa criou um canal de acolhimento e diálogo sobre racismo, promoveu palestras e vivências com diferentes representações, desenvolveu práticas pedagógicas interdisciplinares sobre culturas afro-brasileiras e indígenas, além de incentivar produções culturais dos estudantes. Essas ações fortaleceram a perspectiva bilíngue da escola, o respeito às diferenças e contribuíram para uma convivência mais democrática e antirracista. 

O trabalho da comissão foi planejado em etapas, que se articularam ao longo de 2024, como a formação e apresentação do grupo, ações educativas iniciais (palestra sobre legislação antirracista), integração com as disciplinas, inclusive com oficinas e apresentações, além de observação dos resultados. A avaliação do projeto foi contínua, processual e participativa, envolvendo estudantes, professores e direção escolar.  

“A experiência mostrou que o enfrentamento ao racismo exige ações permanentes, coletivas e institucionalizadas. Mais do que responder a episódios de discriminação, o projeto consolidou-se como espaço de formação cidadã, que articula educação, identidade e justiça social. O caminho percorrido em 2024 representa apenas o início de um processo que deve se expandir nos próximos anos, inclusive com ações integradas com outras Unidades, fortalecendo a luta por uma escola mais plural, inclusiva, democrática, próspera, sustentável e antirracista, em consonância com os princípios do Currículo da Cidade de São Paulo”, conclui Mauro. 

Reconhecimento 

O projeto “Comissão Antirracista na EMEBS” conquistou o 1º lugar no prêmio “Educador em Destaque” 2025, realizado em novembro. O objetivo da premiação é estimular, mobilizar e valorizar a atuação e autoria dos profissionais de educação, dando visibilidade a experiências pedagógicas que contribuem para o aprimoramento do ensino no município, por meio de projetos que promovem efetivas aprendizagens aos estudantes.  

Leia também: Cerimônia do Prêmio Educador em Destaque emociona com homenagens para educadores e servidores inspiradores

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com capas de livos e um texto escrito

Março Mulher: SME organiza leituraço com obras de escritoras que reforçam o protagonismo feminino

Publicado em: 10/03/2025 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com cartaz de filme de Fernanda Montenegro

Filme Vitória, com Fernanda Montenegro, tem pré-estreia gratuita no CEU Vila Alpina

Publicado em: 07/03/2025 7h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte Março Mulher

Secretaria Municipal de Educação organiza sugestões pedagógicas focadas no protagonismo feminino

Publicado em: 07/03/2025 3h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada com três estudantes ao seu lado. Na mesa há frente delas há peças de montar.

Mulheres são maioria na Rede Municipal de Educação e se destacam na formação acadêmica

Publicado em: 07/03/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Mamografia

CEU Alvarenga recebe carreta para mamografias gratuitas entre os dias 8 e 12 de março

Publicado em: 07/03/2025 12h52 - em Secretaria Municipal de Educação

1 172 173 174 175 176 1.674