Notícias

Projeto “Árvore da Amizade” fortalece valores essenciais na EMEF Desembargador Arthur Whitaker

A iniciativa foi feita com 30 estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental I, sendo 4 alunos da inclusão e todos participaram com entusiasmo da atividade

Publicado em: 20/10/2025 15h06 | Atualizado em: 24/10/2025
Sala de aula da EMEF Desembargador Arthur Whitaker

Buscando propor valores essenciais, como respeito, solidariedade e amizade, a professora Jamileide Santos, da turma 1º A do Ensino Fundamental da EMEF Desembargador Arthur Whitaker, unidade da Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã, está desenvolvendo o projeto “Árvore da Amizade” ao longo deste semestre. Com o tema “Valores e Convivência – Compartilhar para crescer juntos”, a iniciativa tem como objetivo principal promover atitudes de convivência saudável e respeitosa entre as crianças, valorizando o ato de compartilhar e o sentimento de amizade. 

Esses valores ultrapassam os muros da escola e contribuem para a formação de cidadãos empáticos e conscientes. Por meio de rodas de conversa, contação de histórias, brincadeiras cooperativas, atividades artísticas e a construção simbólica da árvore da amizade, onde cada folha representa uma atitude positiva ou gesto de amizade das crianças, o projeto busca incentivar o respeito às diferenças, estimular o diálogo e a empatia, fortalecer laços de cooperação e desenvolver o senso de responsabilidade. 

Participaram da atividade 30 estudantes, sendo quatro alunos do público-alvo da Educação Especial — entre eles, um aluno não verbal, um com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e um com Transtorno do Espectro Autista (TEA) —, todos participando ativamente do projeto Árvore da Amizade. A iniciativa vai além das atividades em sala: os pais e responsáveis também são convidados a participar, confeccionando, junto com seus filhos, moldes de maçãs com frases ou palavras que simbolizam valores como amor, respeito e carinho, reforçando o aprendizado em casa. 

Durante o semestre, as crianças participaram de diversas etapas, incluindo contação de histórias como O que é amizade? e O menino que aprendeu a ver, confecção e decoração da árvore da amizade, brincadeiras coletivas que estimulam o trabalho em equipe e registro das atitudes positivas por meio de fotos e desenhos. 

O projeto contou com o apoio das professoras Dulce e Edinéia, além da estagiária Neide, que auxiliou na montagem da árvore. Para marcar a finalização, foi realizado um “Bingo da Amizade”, no qual as crianças formaram palavras com sílabas aprendidas, recebendo presentes como carrinhos de controle remoto e bonecas. O encerramento foi celebrado com um café da manhã preparado pelas famílias, reforçando a parceria entre escola e comunidade. 

A avaliação é contínua e qualitativa, observando as mudanças de comportamento e a compreensão dos valores trabalhados. A professora Jamileide destaca a importância do projeto para a formação integral das crianças, afirmando que o aprendizado vai além do conteúdo escolar, pois plantar sementes de amizade e respeito contribuirá para o desenvolvimento delas na escola, na família e na sociedade. 

Acompanhe todas as notícias da Rede Municipal de Educação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com capas de livos e um texto escrito

Março Mulher: SME organiza leituraço com obras de escritoras que reforçam o protagonismo feminino

Publicado em: 10/03/2025 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com cartaz de filme de Fernanda Montenegro

Filme Vitória, com Fernanda Montenegro, tem pré-estreia gratuita no CEU Vila Alpina

Publicado em: 07/03/2025 7h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte Março Mulher

Secretaria Municipal de Educação organiza sugestões pedagógicas focadas no protagonismo feminino

Publicado em: 07/03/2025 3h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada com três estudantes ao seu lado. Na mesa há frente delas há peças de montar.

Mulheres são maioria na Rede Municipal de Educação e se destacam na formação acadêmica

Publicado em: 07/03/2025 3h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Mamografia

CEU Alvarenga recebe carreta para mamografias gratuitas entre os dias 8 e 12 de março

Publicado em: 07/03/2025 12h52 - em Secretaria Municipal de Educação

1 172 173 174 175 176 1.674