Notícias

Fórum sobre Racismo da DRE Butantã reforça compromisso com a luta antirracista

Participaram do evento equipes gestoras de escolas da região e servidores da DRE

Publicado em: 26/06/2025 13h58 | Atualizado em: 26/06/2025

Fotografia mostra pessoas em um auditório durante o 1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã. A frente uma mulher negra segura o microfone e conversa com a platéria.

A Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã promoveu o  “1º Fórum sobre Racismo da DRE Butantã – Um espaço de diálogo, aprendizado e reflexão sobre a relevância do tema e o compromisso com uma sociedade mais justa”. A ação aconteceu no começo de junho, no auditório da própria DRE. 

Organizado pelo Comitê de Combate ao Racismo Institucional da DRE Butantã, o evento reuniu equipes gestoras das escolas da região e servidores da Diretoria. O encontro foi um importante espaço de diálogo reforçando o compromisso da Rede Municipal com a luta antirracista e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Durante o Fórum, os participantes acompanharam a fala de especialistas convidados. Keila da Silva Santos Rodrigues, Doutora e Mestre em Educação pela UNIFESP, Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela UFSCar e Diretora da Divisão de Administração e Finanças (DIAF) da DRE Butantã. Ela fez um resgate histórico sobre a construção do racismo no Brasil com foco nas implicações para a  educação. 

Já o advogado Jonathan Marques Queiroz da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Caieiras e ativista dos direitos da população negra explicou sobre as diferenças entre racismo e injúria racial, além de abordar o contexto histórico e legal que envolve o tema.  O racismo está previsto na Lei nº 7.716/1989, a qual define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, enquanto a injúria racial está tipificada no Código Penal Brasileiro.

Conheça a página da DRE Butantã.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o fundo roxo e o texto

Virada Cultural chega aos CEUs com shows de MC Soffia, Demônios da Garoa e mais

Publicado em: 08/05/2026 6h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ginásio coberto e da piscina de um Centro Educacional Unificado (CEU).

Maior evento de inovação e tecnologia do país chega às periferias com programação gratuita

Publicado em: 08/05/2026 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.655