Notícias
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
O Memorial da Educação Municipal reúne objetos, documentos e registros que preservam a memória da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 14/11/2025 11h55 | Atualizado em: 25/03/2026
Um espaço dedicado à preservação e à valorização da história da Educação da Cidade de São Paulo. Assim é a Exposição Permanente “Memórias da Educação Paulistana”, do Memorial da Educação Municipal (MEM), que reabre nesta sexta-feira (14). A exposição convida o público a uma viagem no tempo, trazendo memórias individuais e coletivas que ajudam a refletir sobre os caminhos atuais da Rede Municipal de Ensino (RME).
Com 30 anos de atuação, o MEM conta com itens incorporados por meio de doações da própria Secretaria Municipal de Educação (SME), por unidades educacionais, servidores e ex-estudantes. Atualmente, a exposição é organizada por temas como arquitetura, alimentação, educação musical, sala de aula, entre outros.
Entre os destaques, está a Linha do Tempo da Educação Paulistana, que apresenta momentos marcantes da trajetória da Rede, como a reestruturação de carreiras e a criação de projetos e programas da SME. A curadoria do MEM complementou os registros com acervos fotográficos e de artes gráficas, tornando a consulta ainda mais completa.
O evento de reabertura da Exposição Permanente aconteceu no auditório do Centro de Formação de Professores (CEFORP). A programação teve início com a apresentação cultural do pianista Fernando Herrmann, seguido da fala das autoridades da Secretaria Municipal de Educação (SME). O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, acompanhou o evento.
Em seguida, os convidados participaram de uma visita mediada à exposição e também prestigiaram o documentário “90 anos da Educação Infantil – dos Parques às EMEIs”, além de conhecerem a exposição temporária “Parques Infantis – esta história começa aqui”.
Criado por decreto em 1995, o MEM tem como objetivo homenagear o Ensino Municipal por meio de acervos que representam o percurso histórico da educação na cidade. No portal da SME, é possível conhecer as exposições virtuais, a Linha do Tempo e o projeto de História Oral.
Novidades em breve
Em dezembro, o público contará com mais uma novidade: o lançamento da exposição temporária na edição virtual “Parques Infantis: esta história começa aqui”. A mostra é uma parceria com o Museu da Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), e reúne fotografias do acervo do museu e da coleção do Benedito Junqueira Duarte.
Os Parques Infantis deram início ao atendimento educacional pelo município de São Paulo. O serviço foi criado durante a gestão de Mário de Andrade à frente do Departamento de Cultura e Recreação e existiu com este nome até 1975, quando passou a ser denominado como Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), etapa que completou 90 anos em janeiro deste ano.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Encontro da Imprensa Jovem da Rede Municipal debaterá o protagonismo jovem na conscientização ambiental com a presença do Instituto Voz dos Oceanos
Publicado em: 21/03/2025 4h53 - em Imprensa Jovem
Millie Bobby Brown visita escola municipal em São Paulo e dialoga com estudantes
Publicado em: 21/03/2025 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva unidades educacionais a promoverem exibições de filmes com temática ambiental
Publicado em: 20/03/2025 5h16 - em Educação Ambiental
CEU Vila Curuçá abre inscrições para o Curso “Universidade Aberta da Maturidade” para a População 60+
Publicado em: 19/03/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia ampliação da parceria com o Centro Paula Souza para oferecer ensino médio integrado ao técnico nos polos das Etecs nos CEUs
Publicado em: 19/03/2025 2h13 - em Secretaria Municipal de Educação