Notícias
Protagonismo estudantil promove visita de Prefeito e Secretário à EMEF Vargem Grande
O Trabalho Colaborativo de Autoria ajudando a transformar a realidade da comunidade.
Publicado em: 08/10/2015 15h45 | Atualizado em: 30/11/2020
A manhã do dia 7 de outubro foi especial para a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande, localizada no bairro de mesmo nome, extremo sul da capital. Ela recebeu a visita do prefeito Fernando Haddad e do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita.
A visita foi motivada pelo sucesso obtido após a realização do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) da unidade, o Projeto Bosque, que culminou com significativa intervenção social na comunidade em que está inserida a unidade.
O Prefeito Haddad falou sobre a importância da participação da comunidade local nas conquistas do espaço público. “O que vocês aprenderam com esse TCA? Que a mobilização, a participação, a democracia, o trabalho colaborativo e a escola podem mudar uma realidade social. Este é o aprendizado que nós temos que tirar daqui”, completou o Prefeito.
O projeto Bosque surgiu em 2014 quando os alunos do 9º ano, incomodados com a falta de opção de lazer na região, decidiram se mobilizar e modificar a realidade. Com um questionário em mãos, passaram a pesquisar temas de interesse comum para tentar realizar as intervenções necessárias.
Havia na redondeza um grande espaço subutilizado e a ação dos alunos, em parceria com a Subprefeitura de Parelheiros, com a associação de moradores e comerciantes locais, promoveu a revitalização do espaço, tornando-o uma área de lazer para a comunidade. O espaço foi batizado de Bosque Xerife em homenagem a um importante morador do bairro.
O Secretário Gabriel Chalita parabenizou a unidade pelo projeto realizado ressaltando que “é muito bom a gente vir a uma escola e aprender com os nossos alunos e professores. O filme que vocês fizeram contando um pouco a história da decisão do projeto, da ação colaborativa, é isso que nós sonhamos”.
O bosque, que antes era um espaço abandonado, ganhou limpeza, realizada pela Subprefeitura e pelos alunos, um parquinho e um playground com a contribuição dos comerciantes, além de instalação de mesas, melhorias no campo de futebol e sinal de Wi-Fi.
Após a recepção na unidade, representantes dos alunos, gestores e professores se dirigiram para o Bosque Xerife, onde Prefeito e Secretário participaram do plantio de uma muda de Araçá e conversaram com os moradores.
Na sequência dos compromissos, a comitiva se dirigiu para acompanhar o Prefeito e Secretário na vistoria às obras do futuro Hospital de Parelheiros e, posteriormente, à sede da Subprefeitura para a assinatura do Projeto de Lei que instituiu o Programa de incentivos fiscais para desenvolvimento do Polo de Ecoturismo na cidade de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
UFF prorroga prazo de inscrições para especializações oferecidas por meio da UAB
Publicado em: 14/08/2014 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Aulas inaugurais da UAB
Publicado em: 14/08/2014 10h29 - em CEU e COCEU