Notícias
Primeira reunião para apresentação da Saúde Escolar da DRE PJ
Gestores aprofundam conhecimentos sobre os principais programas, projetos e ações para 2015
Publicado em: 30/12/2015 10h40 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 12 de fevereiro, aconteceu no auditório da Diretoria Regional de Educação Pirituba (DRE/PJ) a primeira reunião com os gestores das unidades escolares da DRE/PJ sobre Saúde Escolar. A iniciativa, organizada pelo setor de Programas Especiais/Saúde Escolar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem a intenção de garantir que os alunos abrangidos pela Rede Municipal de Ensino tenham seu direito à saúde respeitado, assim como consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “a criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de politicas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência (Titulo II, capitulo I Do Direito à Vida e à Saúde- Art. 7)”.
Nessa reunião foram apresentados os principais programas, projetos e ações para 2015. Como ponto inicial, foi discutida a importância de se formar um grupo condutor para cuidar das ações de saúde nas unidades, isto é, ter alguém responsável para fazer o projeto acontecer dentro da unidade escolar e, em conjunto com a DRE, planejar e executar as estratégias estipuladas.
Estiveram presentes o Dr. João Marcondes e a Dra. Valéria C. S. Frazese, ambos Supervisores Técnicos de Saúde da região Pirituba/Perus, apresentano as propostas do PSE (Programa da Saúde na Escola);
Também participou da reunião a Dra. Cynthia Piateli, médica veterinária da SUVS (Supervisão de Vigilância e Saúde de Perus), para falar sobre Dengue e febre Chikungunya.
O diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rui Bloem, Rodolfo Pauzer, falou sobre experiência de ter o programa ‘’#Tamojunto’’ em sua escola, ação esta que visa conscientizar e discutir com os alunos, com idade entre 10 e 14 anos, sobre os danos da drogadição, através de um viés que não enfatiza os efeitos negativos, mas mostra como o não uso das mesmas é mais produtivo e positivo para a vida.
A professora responsável pelas ações ligadas à Saúde Escolar na DRE PJ, Ana Paula Cauhy, abordou de forma enfática a participação de todos os alunos das primeiras séries no Programa Visão do Futuro, ação que promove triagem e encaminhamento dos alunos para ambulatórios especializados em oftalmologia durante mutirões para diagnóstico, tratamento e confecção dos óculos, caso seja necessário.
Alguns dos outros programas, projetos e ações apresentados e que ocorrerão em 2015 foram: Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares – PROSPIC; Programa Municipal de Saúde Vocal, Se Toque; Susdance; Projeto CCZ; Projeto Criança Segura; Projeto Transforma Escola; Projeto Driblando a Tuberculose, Rede De Proteção , Vacina HPV e Doenças do Inverno (H1N1), desenvolvidos por meio de parcerias com diversos equipamentos ligados à Educação, Saúde e Redes de Proteção, como o Centro De Controle De Intoxicações SP (CCI), Vara Da Infância e Juventude, Supervisão Técnica De Saúde (STS), Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS) e Coordenação De Vigilância Em Saúde (COVISA).
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Secretaria Municipal de Educação promove novos Aulões de Educomunicação sobre Mídias Sociais, Quadrinhos em Sala de Aula e RPG de Mesa
Publicado em: 03/04/2025 5h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Mais de 3 mil estudantes de escolas municipais transformam o Museu de Zoologia da USP em uma extensão da sala de aula
Publicado em: 03/04/2025 5h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Vacina contra gripe está disponível para crianças e profissionais da educação
Publicado em: 03/04/2025 5h01 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais realizam eleições de Grêmios Estudantis com urnas eletrônicas
Publicado em: 01/04/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura lança o Mamãe Tarifa Zero, que garante ônibus gratuitos a quem tem filhos em creche, e inaugura 24º CEI da cidade desde 2023
Publicado em: 31/03/2025 10h45 - em Secretaria Municipal de Educação