Notícias
Gasto Público Tem Endereço: SME participa do 3º Desafio e reforça compromisso com a redução de desigualdades
Secretário adjunto Samuel Ralize representa a SME em evento que destaca a regionalização do orçamento como ferramenta estratégica para tornar o gasto público mais eficiente
Publicado em: 18/03/2026 10h43 | Atualizado em: 18/03/2026
Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação (SME) participou, pela primeira vez, do 3º Desafio Gasto Público Tem Endereço, iniciativa que fortalece a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos. Representando a Pasta, o secretário adjunto Samuel Ralize de Godoy esteve presente no evento, que reúne órgãos municipais em torno de uma pauta central: o aprimoramento da regionalização do orçamento.
Promovido pela Fundação Tide Setubal em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, o desafio incentiva os órgãos públicos a mapear onde os recursos são aplicados, contribuindo diretamente para a redução das desigualdades territoriais.
A 3ª edição do Desafio foi marcada por um feito inédito: a participação ativa das três Secretarias Municipais com os maiores orçamentos da cidade: Educação, Mobilidade Urbana e Transporte, e Saúde. As equipes demonstraram alto nível de comprometimento, refletido no crescimento significativo dos índices de regionalização das despesas por Subprefeitura.
Mais do que números, o processo evidenciou o engajamento contínuo das equipes técnicas, que atuaram no redesenho de fluxos de trabalho, na produção de materiais formativos e na consolidação de uma cultura institucional voltada à regionalização do gasto público.
“O 3º Desafio Gasto Público Tem Endereço não é só uma questão de transparência, de controle social, de governo aberto. É também, mas além disso, é uma questão de democracia. Democracia sobre a informação do gasto público, democracia sobre a decisão de onde literalmente o gasto público tem que ser realizado, no território, na cidade, nas regiões”. Pontuou o Secretário Adjunto Samuel Ralize.
Integração entre secretarias fortalece resultados
Um dos destaques da iniciativa foi a atuação colaborativa entre a SME e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT) na regionalização das despesas do Transporte Escolar Gratuito (TEG). A parceria gerou sinergia entre as equipes e impulsionou simultaneamente os níveis de regionalização das duas Pastas.
A experiência é considerada um marco na Administração Pública municipal, evidenciando uma postura inovadora, proativa e orientada a resultados, com potencial de replicação em outras políticas públicas.
Resultados quantitativos demonstram avanço expressivo
Os números reforçam o impacto do projeto:
Em 2025, 58% do total das despesas foram regionalizadas, o equivalente a R$ 13,7 bilhões de um total de R$ 23,4 bilhões. No ano anterior, o índice era de 33% (R$ 7,3 bilhões de R$ 22,3 bilhões). Desconsiderando despesas com pessoal e encargos, o percentual regionalizado chega a 73% (R$ 9,5 bilhões de R$ 13 bilhões).
Os dados evidenciam um avanço consistente na forma como o gasto público é planejado e executado no município. Além dos resultados quantitativos, o projeto trouxe avanços qualitativos importantes, como o resgate da relevância do Detalhamento da Ação (DA) na etapa de liquidação da despesa.
A iniciativa contribuiu para aprimorar práticas e rotinas administrativas, ampliando a produção de informações estratégicas para o planejamento orçamentário e fortalecendo a capacidade das equipes técnicas em manter processos eficientes ao longo do tempo.
Projeto da SME ganha reconhecimento nacional
O trabalho desenvolvido pela SME também resultou na produção de um artigo científico aprovado em dois importantes congressos nacionais: o CONSEPLAN e o CONSAD, ambos previstos para maio de 2026. A iniciativa evidencia o potencial da Secretaria em gerar conhecimento e inovação na gestão pública, contribuindo para o avanço das políticas de educação e mobilidade urbana.
Equipe multidisciplinar impulsiona resultados
A participação da SME no 3º Desafio Gasto Público Tem Endereço reforça o compromisso da Secretaria com a transparência, a eficiência e a equidade na gestão dos recursos públicos. Ao investir na regionalização do orçamento, a SME contribui diretamente para uma cidade mais justa, onde o gasto público tem endereço, propósito e impacto real na vida da população.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Secretaria Municipal de Educação promove novos Aulões de Educomunicação sobre Mídias Sociais, Quadrinhos em Sala de Aula e RPG de Mesa
Publicado em: 03/04/2025 5h58 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Mais de 3 mil estudantes de escolas municipais transformam o Museu de Zoologia da USP em uma extensão da sala de aula
Publicado em: 03/04/2025 5h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Vacina contra gripe está disponível para crianças e profissionais da educação
Publicado em: 03/04/2025 5h01 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais realizam eleições de Grêmios Estudantis com urnas eletrônicas
Publicado em: 01/04/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura lança o Mamãe Tarifa Zero, que garante ônibus gratuitos a quem tem filhos em creche, e inaugura 24º CEI da cidade desde 2023
Publicado em: 31/03/2025 10h45 - em Secretaria Municipal de Educação