Notícias

Estudantes da Rede Municipal expõem projetos em Mostra de Tecnologias na USP

Evento ainda terá seminários e maratonas de robótica; tema é trabalhado nas escolas municipais desde 2017

Publicado em: 10/11/2022 8h00 | Atualizado em: 10/11/2022
Mostra De Tecnologia da USP

Um arduíno que irriga o solo, lixo eletrônico que vira brinquedo e outros projetos feitos por estudantes da Rede Municipal de São Paulo com stop motion, robótica, itens recicláveis e diferentes linguagens de programação poderão ser conferidos no VII Seminário e Mostra de Tecnologias “Ação Promovendo a Reflexão”, que ocorre nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no Centro de Pesquisa e Inovação/ Inova USP.

A mostra reúne trabalhos realizados a partir do conceito de educação maker e aprendizagem criativa, que prevê que o aluno desenvolva soluções com atividades mão na massa. Há exemplos como robôs, projetos criados na impressora 3D, e protótipos de Cidades Inteligentes utilizando e-lixo.

O evento ainda contará com uma série de oficinas e palestras sobre educação maker, uso de tecnologias e recursos digitais, e aprendizagem centrada em problemas e baseadas em projetos. O objetivo é inspirar os educadores e estudantes que se mostram cada vez mais inventivos, criativos e protagonistas de sua aprendizagem.

Para os seminários são esperados professores orientadores de educação digital (POED), professores regentes das variadas áreas de conhecimento, coordenadores pedagógicos, gestores e supervisores da Rede Municipal que já foram previamente inscritos.

Confira aqui a programação de oficinas.

JAM e hackaton

O evento ainda terá a JAM de robótica, que já se tornou uma tradição onde as equipes que mesclam estudantes de diferentes gêneros e idades participam de uma maratona de robótica com oito horas de duração.

Haverá também o hackaton em que os alunos precisam resolver um desafio de programação divididos em equipes de cinco integrantes e um professor responsável.

Embora a programação e o pensamento computacional sejam ferramentas de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que por isso precisam ser trabalhadas pelas escolas, elas já estavam previstas pelo Currículo da Cidade e são aplicadas na Rede Municipal desde 2017.

VII Seminário e Mostra de Tecnologias
Dias: 10 e 11 de novembro
Horário: 9h às 17h
Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP/ Centro de Difusão Internacional (CDI)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310/370, Butantã, São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Torneio de Xadrez mobiliza alunos do 3º ao 9º ano na EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho

Torneio de Xadrez mobiliza alunos do 3º ao 9º ano na EMEF Prof. Arlindo Caetano Filho

Publicado em: 29/10/2015 12h10 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

II Café Literário “Versos em tom e rima” acontece no CEU Parque Anhanguera
Secretaria realiza seminários para dar continuidade à implantação do Programa Na Mesma Mesa.

Secretaria realiza seminários para dar continuidade à implantação do Programa Na Mesma Mesa.

Publicado em: 29/10/2015 11h47 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

EMEF Lourenço Filho promove sarau

EMEF Lourenço Filho promove sarau

Publicado em: 29/10/2015 11h01 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Seminário sobre o PNAIC na DRE Santo Amaro

Seminário sobre o PNAIC na DRE Santo Amaro

Publicado em: 28/10/2015 5h20 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 1.639 1.640 1.641 1.642 1.643 1.674