Notícias
Curso Viver Literatura reúne cerca de 400 pessoas na Academia Paulista de Letras.
Educadores apreciaram música e poesia no encontro
Publicado em: 08/08/2017 15h25 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 2 de abril, uma tarde de sábado, teve início na Academia Paulista de Letras (APL) o Curso “Viver Literatura”, promovido pela equipe gestora do Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), da Secretaria Municipal de Educação (SME). A formação pretende ampliar o universo cultural dos educadores, promovendo o protagonismo acadêmico, com a formação da Academia de Letras dos Professores na cidade de São Paulo – ALP-SP, que se organizará com os professores que assumirem uma cadeira literária, na cerimônia de posse, ao final do curso.
Abrindo o encontro, a professora Sueli Vaz, coordenadora do Projeto apresentou o grupo de cordas “Quarteto Zimmer”, que executou o primeiro movimento para cordas, de Nepomuceno. O grupo camerístico feminino é formado pelos violinos de Ana Cavalheiro e Gabriela Fogo, a viola clássica de Jennifer Cardoso e o violoncelo de Patrícia Rezende Vanuci.
Em seguida, Nelson Pascarelli Filho, professor de Ciências, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anália Franco Bastos, Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, abordou a importância de Nepomuceno para a história da música erudita brasileira. A palestra ampliou-se com a análise da obra de Manuel Bandeira que, segundo o professor, tem intensa musicalidade e foi o poeta que mais teve poemas musicados, tanto por compositores eruditos como populares. Pascarelli, como estudioso de Literatura e também escritor de vários livros científicos e didáticos, ocupará a cadeira de Moacyr Scliar, na ALP-SP. Fechando a fala de Pascarelli, o quarteto executou Azulão, música de Jayme Ovalle e poesia de Bandeira.
Dando continuidade, a professora Solange Romagnoli de Andrade, que atualmente faz parte do grupo gestor da AEL, falou sobre o processo de escolha de seu amigo literário, o poeta matogrossense Manoel de Barros, cujo centenário é comemorado neste ano. Ela apresentou poesias e um trecho do documentário, “Só dez por cento é mentira”, que foi premiado no Festival de Cinema de Paulínia (2009), do diretor Pedro Cezar, considerado como a “desbiografia” oficial sobre o poeta. No trecho apresentado, o diretor mostra que o poeta, por mais de setenta anos, não deu entrevista gravada, por se considerar um “ser letral”. Segundo Solange, Manoel se descrevia poeticamente como “Eu sou dois seres. O primeiro fruto do amor de João e Alice. O segundo é letral… O primeiro está aqui de unha, roupa, chapéu e vaidade. O segundo está aqui em letras, sílabas, vaidades e frases”, dizia o poeta.
Em seguida, os professores participantes, ao lado da idealizadora do Projeto Academia Estudantil de Letras, professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, compartilharam,no “Momento Poético”, leituras e autores de sua preferência. Segundo Suelizinha, foi uma manifestação de autêntico protagonismo acadêmico, além de ser uma oportunidade para muitos educadores conhecerem e se envolverem com o Projeto AEL.
O encontro foi encerrado com a exibição do vídeo “Trem de Ferro”, poema de Manuel Bandeira, musicado por Tom Jobim e cantado por Olívia Hime.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!
Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias
Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação
SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas
Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental