Notícias
CODAE debate execução da Lei dos Orgânicos
Evento na Universidade Anhembi-Morumbi incluiu representantes da agricultura familiar e responsáveis pela Lei dos Orgânicos
Publicado em: 30/11/2016 17h47 | Atualizado em: 30/11/2020
O campus Centro da Universidade Anhembi-Morumbi recebeu no dia 24 de novembro, uma roda de conversa sobre a Lei de Inserção de Orgânicos na Alimentação Escolar. O evento contou com a participação de Ana Flávia Borges Badue, coordenadora da Comissão Gestora da Lei dos Orgânicos na Alimentação Escolar, Valéria Macoratti, presidente da Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa e da Região Sul de São Paulo (Cooperapas), e Simone Gomes Teixeira, representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Ana Flávia elogiou o pioneirismo de São Paulo. Segundo ela, há outras leis municipais e estaduais em outras localidades do país, mas, entre as grandes cidades, apenas a de São Paulo está regulamentada. Ela não deixou, no entanto, de propor aprimoramentos e citou o estado do Paraná, cujo sistema é informatizado e cujas chamadas públicas se dão por grupos alimentares (legumes, verduras, cereais, etc), em vez de requisitar alimentos específicos, flexibilizando e facilitando a compra de gêneros da agricultura familiar. “O sistema do Paraná é referência e já ganhou o Prêmio de Tecnologia Social em 2013”, afirma Lívia da Cruz Esperança, assessora da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e uma das organizadoras do evento.
Ana Flávia falou, ainda, sobre os benefícios dos alimentos orgânicos à saúde, citando como o consumo de agrotóxicos pode estar por trás do aumento da prevalência de doenças como o linfoma não-rodgkin nas últimas décadas. “Já foram coletadas amostras de tomate com mais de 10 tipos de agrotóxicos”, afirmou.
Valéria falou sobre o papel agricultor familiar na construção de hábitos alimentares saudáveis e citou as consequências negativas do uso de agrotóxicos para os próprios agricultores, que também desenvolvem doenças devidas à exposição aos produtos. Ela entregou, ao fim do encontro, uma muda de inhame à CODAE. Segundo ela, esta “planta resistente” deve simbolizar a perseverança da Secretaria Municipal de Educação (SME) em garantir uma alimentação escolar saudável.
O Plano de Introdução Progressiva de Alimentos Orgânicos na Alimentação Escolar foi aprovado no primeiro trimestre de 2016 e prevê que, até 2016, 100% da merenda escolar sejam constituídos de alimentos orgânicos.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Relacionadas
22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias
Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação
SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas
Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental
Estudantes e idosos participam de plantio de mudas no CEU Água Azul
Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
SME promove live sobre participação feminina na tecnologia
Publicado em: 23/04/2025 2h14 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Carrão reuniu profissionais para discutir o enfrentamento às mudanças climáticas
Publicado em: 17/04/2025 10h29 - em Secretaria Municipal de Educação