Notícias

Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas 

Programação on-line reúne oficinas temáticas sobre esporte, cultura, alimentação, meio ambiente e educação fiscal, incentivando a participação estudantil

Publicado em: 08/05/2026 10h00 | Atualizado em: 12/05/2026

  Fotografia de várias crianças com uniforme escolar da PMSP. Elas estão na sala de aula e seguram carteirinhas em suas mãos.

A Semana de Formação dos Grêmios Estudantis tem o propósito em fortalecer e apoiar a atuação dos estudantes nas escolas da Rede Municipal de Educação, promovendo o protagonismo juvenil e ampliando os espaços de participação na vida escolar. 

A proposta da reúne diferentes temas como esporte, cultura, alimentação, meio ambiente e educação fiscal para que os estudantes desenvolvam iniciativas e contribuam de forma mais qualificada para a construção de ambientes escolares mais participativos e inclusivos. Ao longo dos encontros, serão apresentadas estratégias, reflexões e práticas alinhadas à realidade das unidades, incentivando a construção coletiva e o exercício da cidadania. 

A Formação dos Grêmios Estudantis também apoia o trabalho dos professores orientadores, fortalecendo o grêmio como espaço de diálogo, escuta e participação democrática. Com isso, pretende-se potencializar as ações já desenvolvidas nas escolas e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. 

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, a formação será realizada em formato on-line, permitindo maior acesso e flexibilidade. Todas as formações serão gravadas, possibilitando que estudantes e educadores acompanhem os conteúdos posteriormente. 

Desde 2023, a Rede Municipal atingiu 100% de Grêmios Estudantis instituídos nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Em 2025, a rede contava com 628 agremiações ativas distribuídas entre Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs). 

Confira a programação: 

 11/05 – Esporte
9h30 às 11h – Oficina – Esporte Educacional na Escola
A atividade aborda o esporte como direito social e ferramenta para o desenvolvimento integral, promovendo inclusão, participação e construção de valores, sem foco na seletividade ou hipercompetitividade. Clique aqui. 

12/05 – Cultura (Musicalização na Escola)
9h30 às 11h – Oficina – Musicalização na Escola
A oficina propõe estratégias práticas para o ensino de música, incentivando a criatividade, o uso de ferramentas digitais e o protagonismo dos estudantes na construção de práticas culturais. Clique aqui. 

13/05 – Alimentação Escolar  

9h30 às 11h – Oficina – Educação Alimentar e Nutricional (EAN)  

A formação promove reflexões sobre o ambiente alimentar escolar e incentiva a construção de planos de ação pelos estudantes, com foco em práticas saudáveis e participação ativa. Clique aqui.  

14/05 – Meio Ambiente
9h30 às 11h – Oficina – Meio Ambiente
A proposta amplia a compreensão sobre a relação entre ser humano e natureza, estimulando a conscientização e práticas sustentáveis no cotidiano escolar. Clique aqui. 

15/05 – Educação Fiscal: Nossa escola tem valor
9h30 às 11h – Oficina – Nossa Escola Tem Valor
A atividade convida os estudantes a compreenderem o uso dos recursos públicos e seu papel na gestão democrática, incentivando atitudes responsáveis e o cuidado com o patrimônio escolar. Clique aqui.

Acompanhe mais destaques da Rede.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da repórter Gessyca Rocha, do Bom Dia SP, da TV Globo, na cozinha do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento, durante a aula prática de panificação.

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo

Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Arte com fundo azul. Ao lado esquerdo, há o símbolo do Transtorno do Espectro Autista e está escrito

22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias

Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia aérea mostra minifloresta de árvores nativas da Mata Atlântica no CEU. Estudantes estão sentados em roda no chão e ao centro das árvores. Ao fundo, fachada do CEU.

SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental

Fotografia de três pessoas agachadas, há uma vaso com terra e muda de planta.

Estudantes e idosos participam de plantio de mudas no CEU Água Azul

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com uma estudante de colete laranja segurando um componente eletrônico

SME promove live sobre participação feminina na tecnologia

Publicado em: 23/04/2025 2h14 - em Secretaria Municipal de Educação

1 162 163 164 165 166 1.673