Notícias

SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal

Ações do Agosto Indígena reforçam o compromisso da Rede Municipal com a valorização das histórias e culturas dos povos originários ao longo de todo o ano letivo.

Publicado em: 06/08/2025 14h10 | Atualizado em: 06/08/2025
Capa do currículo da cidade dos povos indígenas

O mês de agosto é historicamente marcado por mobilizações que reafirmam a luta e a presença dos povos indígenas. Desde 1994, o dia 9 de agosto foi instituído pela ONU como o Dia Internacional dos Povos Indígenas, uma data para celebrar e reconhecer suas histórias, culturas, saberes e direitos. 

Alinhada a esse movimento global, a Rede Municipal de Educação de São Paulo realiza, durante o Agosto Indígena, uma série de ações pedagógicas voltadas à valorização dos povos originários. Uma delas é o Leituraço, proposta que mobiliza escolas para a leitura simultânea de diversas obras ao longo do ano. Neste mês, o foco recai sobre livros escritos por autoras(es) indígenas ou que abordam as múltiplas dimensões das culturas indígenas. 

Para orientar a prática, a Secretaria Municipal de Educação (SME), através do Núcleo de Leitura e Literatura e do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), disponibilizou um documento com indicações de leituras que contemplam todo público de nossa Rede dentro da temática do Agosto Indígena. Clique aqui para acessar o material na íntegra. 

Compromisso permanente com a educação antirracista 

Desde 2017, a Rede Municipal conta com o documento “Orientações Pedagógicas: Povos Indígenas”, que integra a coleção do Currículo da Cidade e oferece diretrizes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas ao ensino das histórias e culturas indígenas. 

O documento também reforça o compromisso da Rede Municipal em promover o trabalho pedagógico sobre os povos originários ao longo de todo o ano, bem como para promover a conscientização sobre seus direitos e desafios. 

Além disso, o NEER lançou um novo documento complementar com orientações para fortalecer esse trabalho ao longo de todo o ano. O material reúne sugestões de visitas a museus e espaços culturais, indicações de obras literárias e audiovisuais, propostas pedagógicas e relatos de experiências. Clique aqui para acessar. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

15º Prêmio Cet

15º Prêmio CET de Educação de Trânsito está com inscrições abertas. Participe!

Publicado em: 25/04/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Duas estudantes com coletes laranjas olham para um componente eletrônico. Do lado direito, uma professora com camiseta preta observa com atenção.

Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas

Publicado em: 24/04/2025 1h51 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia da repórter Gessyca Rocha, do Bom Dia SP, da TV Globo, na cozinha do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento, durante a aula prática de panificação.

Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo

Publicado em: 24/04/2025 1h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Arte com fundo azul. Ao lado esquerdo, há o símbolo do Transtorno do Espectro Autista e está escrito

22 CEUs da capital recebem domingo sessão do Circuito Azul SPCine para crianças com TEA e famílias

Publicado em: 24/04/2025 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia aérea mostra minifloresta de árvores nativas da Mata Atlântica no CEU. Estudantes estão sentados em roda no chão e ao centro das árvores. Ao fundo, fachada do CEU.

SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas

Publicado em: 23/04/2025 4h28 - em Educação Ambiental

1 162 163 164 165 166 1.674