Notícias

Rede Municipal de São Paulo inicia atualização do Currículo da Cidade com escuta de educadores e estudantes

Processo contará com grupos de trabalho, consulta pública e participação ativa das unidades escolares para garantir um currículo ainda mais conectado com a realidade dos estudantes

Publicado em: 07/08/2025 11h27 | Atualizado em: 07/08/2025
Atualização Do Currículo Da Cidade Será Um Movimento Com Ampla Participação De Toda A Comunidade Escolar

“Quem decide o que a gente vai aprender na escola?” Essa pergunta, tão simples quanto poderosa, é o ponto de partida para um diálogo do movimento de atualização do Currículo da Cidade que envolve estudantes, professores e toda a comunidade escolar da Rede Municipal de São Paulo.  

A iniciativa tem como objetivo revisitar o documento à luz das transformações sociais, culturais e tecnológicas que impactam a educação. O Currículo da Cidade é o documento oficial que orienta o que os estudantes da Rede Municipal têm direito de aprender ao longo da vida escolar.  

O documento valoriza os saberes, culturas e conhecimentos diversos, a realidade dos territórios e da cidade de São Paulo e está alinhada a uma proposta de educação democrática, inclusiva e conectada com os desafios contemporâneos. 

Construído de forma colaborativa desde sua origem, o Currículo da Cidade segue em constante aperfeiçoamento, por meio de cadernos de orientações pedagógicas e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.  

Agora, com o processo de atualização, a Secretaria Municipal de Educação (SME) convida educadores, estudantes e equipes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) a participarem ativamente desse diálogo. 

Estão sendo formados Grupos de Trabalho com supervisores, coordenadores, diretores, formadores da DIPED e professores. Cada DRE indicará representantes por componente curricular até 20 de agosto. Os encontros serão entre setembro e novembro, com dispensa de ponto. 

Além dos educadores, os estudantes também terão voz nesse processo. Inicialmente, um questionário será aplicado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Até o final desta semana as escolas receberão no e-mail institucional o questionário e orientações para aplicação até o dia 22 de agosto.  

A proposta é escutar as percepções dos estudantes sobre seus aprendizados, suas vivências e suas necessidades. Cada unidade escolar deve se organizar para aplicação do questionário e o Laboratório de Educação Digital (LED) pode ser utilizado como apoio.  

A proposta é fortalecer o currículo já existente, reafirmando seus princípios de integralidade, equidade e inclusão, ampliando seu alcance e atualizando seus conteúdos a partir das realidades e desafios das unidades educacionais.  

A SME também reforça que não será construído um novo currículo, mas uma atualização com a participação de quem está diariamente nas salas de aula.  

Confira o vídeo que convida os profissionais e estudantes da Rede a participarem desse movimento  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte com fundo amarelo e roxo, no centro há o logotipo da Semana de Estudo e Leitura, com dois bonecos em cima de um livro aberto.

14ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura começa nesta segunda-feira (5)

Publicado em: 05/05/2025 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de visita de representantes da Prefeitura do Acre

SME recebe visita de representantes da Prefeitura de Rio Branco para troca de experiências 

Publicado em: 30/04/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da Secretária Executiva Pedagógica participando de painel educacional na Bett Brasil 2025

Secretária Executiva de SP prioriza legado educacional na gestão pública

Publicado em: 29/04/2025 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com a vista do palco de um auditório, no palco um grupo de mulheres sorri, ao fundo o auditório está também cheio de mulheres

Mães Guardiãs participam de formação sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Publicado em: 29/04/2025 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com um repórter de TV segurando um microfone da TV Globo, abaixo um letreiro escrito

10 anos do CEU Heliópolis: Comemoração é destaque no telejornal da TV Globo

Publicado em: 28/04/2025 2h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 160 161 162 163 164 1.674