Notícias

Inscrições abertas para pós-graduação em Educação Antirracista

Vagas remanescentes podem ser preenchidas individualmente por educadores que atuam em escolas municipais de ensino fundamental e médio.

Publicado em: 07/03/2022 12h53 | Atualizado em: 07/03/2022
Mão de uma pessoa negra com o punho cerrado.

Até dia 22 de março, estão abertas as inscrições individuais para 128 vagas remanescentes do curso de Pós-Graduação em “Liderança Educativa para a Equidade Racial: Gestão e Práticas Pedagógicas em perspectiva antirracista”. Interessados nas vagas não precisam formar Grupo de Trabalho e Referência e têm até 22 de março para preencher o formulário de inscrição. 

A formação é em modalidade de aperfeiçoamento, tem carga horária de 200 horas e é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola do Parlamento. 

O processo seletivo para a pós-graduação é destinado aos profissionais da carreira do magistério municipal de São Paulo e que estejam em efetivo exercício de suas funções docentes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) ou nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs). Também está entre os requisitos ter comprovação de conclusão de curso superior – bacharelado, licenciatura ou tecnólogo – até 31 de janeiro de 2022. As inscrições podem ser feitas até dia 22 de março, às 23h59min, de modo exclusivamente on-line.

O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação “Poder Legislativo: interfaces contemporâneas” e tem como objetivo formar professores e gestores das escolas municipais  para que possam ampliar, aprofundar e aprimorar seus conhecimentos no campo da liderança educativa para a educação das relações raciais e educação antirracista.

As atividades remotas serão realizadas na plataforma Zoom, no período noturno, às segundas-feiras, das 18h às 21h. E as atividades presenciais acontecerão na Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista, ou  em local indicado previamente pela Escola do Parlamento.

O início das aulas está previsto para o final do mês de março. Será conferido certificado de curso de aperfeiçoamento para os participantes aprovados, com êxito, em todos os componentes curriculares e que fizerem submissão de versão preliminar de artigo acadêmico.

Leia o edital do processo seletivo. 

Acesse o formulário de inscrição.  

Para mais informações, acesse o site da Escola do Parlamento

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (4)

SME lança projeto com o maestro João Carlos Martins em 27 escolas municipais 

Publicado em: 15/05/2026 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Silvio Caldas

EMEI Compositor Silvio Caldas promove plantio de árvores com crianças no Jardim Celeste

Publicado em: 15/05/2026 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Publicado em: 15/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em reunião. No projetor da parede e sobre a mesa, consta uma planilha com colunas coloridas

SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação

1 14 15 16 17 18 1.674