Notícias

SME cria sistema on-line para monitoramento da transmissão de COVID-19

Sistema CITsmart permitirá o registro das informações e a impressão do formulário que acompanhará o aluno ou profissional da Educação até a UBS

Publicado em: 15/02/2021 15h29 | Atualizado em: 15/02/2021

fotografia de ambiente escolar com dispositivo de álcool em gel fixado na paredeA Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo implementou um sistema de monitoramento on-line que visa registrar a incidência de casos suspeitos de COVID-19 nas escolas da rede municipal. A partir do fluxo de monitoramento da transmissão enviado para as unidades educacionais, os profissionais da escola podem identificar casos suspeitos, entrar em contato com as famílias e viabilizar o encaminhamento para as Unidades Básica de Saúde (UBS) de referência.

Confira o cartaz com o fluxo de monitoramento da transmissão.

O apontamento dos casos suspeitos deverá ser feito pela equipe gestora por meio do sistema CITsmart, em Monitoramento COVID-SIMC-19. A equipe gestora deverá registrar os dados do aluno ou profissional e encaminhá-lo com o formulário impresso para a UBS de referência. Isso viabilizará o atendimento e permitirá o controle por parte das autoridades de Saúde e Educação.

Confira o vídeo para acesso ao sistema CITsmart:

O fluxo de monitoramento da transmissão foi organizado conjuntamente com a Secretaria de Saúde. Caso haja constatação de um ou mais sintomas, a escola deverá fazer o isolamento do estudante, entrar em contato com a família, preencher o formulário no sistema CITsmart e imprimi-lo, orientando que os responsáveis levem a criança até a UBS de referência. No caso do educador, este deverá ir até a Unidade Médica. Na confirmação de infecção por COVID-19 os familiares deverão comunicar a escola imediatamente.

São sintomas de COVID-19: febre, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, coriza, falta de ar e perda de olfato ou paladar. Em crianças, considerar também obstrução nasal. Na suspeita de COVID, a febre pode estar ausente e diarreia pode estar presente.

Confira o cartaz com os principais sintomas da COVID-19.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde preparou um material voltado às equipes escolares. Acesse a notícia COVISA prepara orientações para o retorno presencial das equipes escolares.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte gráfica em tons de azul, laranja, roxo e branco com o título “VII Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos”. O layout apresenta formas circulares e elementos abstratos coloridos na lateral esquerda, remetendo à diversidade, conexão e diálogo. O fundo combina áreas em azul e laranja com efeito moderno e institucional.

Encontro de mediação de conflitos promove reflexão sobre violência contra a mulher

Publicado em: 15/05/2026 11h54 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

estudantes vestindo jaleco jogando um jogo de tabuleiro

Alunos de escola municipal se transformam em cientistas ambientais

Publicado em: 15/05/2026 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em reunião. No projetor da parede e sobre a mesa, consta uma planilha com colunas coloridas

SME realiza reunião para fortalecer as ações do Programa de Integridade e Boas Práticas

Publicado em: 15/05/2026 10h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Anne Sullivan

Escola bilíngue para surdos celebra 38 anos de protagonismo surdo

Publicado em: 14/05/2026 4h36 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Menina de óculos. Ao fundo, prateleira com livros.

Programa Ver e Aprender entrega mais de 66 mil óculos a estudantes da rede municipal de São Paulo

Publicado em: 14/05/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação

1 14 15 16 17 18 1.673