Notícias

Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais mobiliza cerca de 2 mil estudantes nos CEUs

Evento celebra a diversidade, valoriza identidades e dá visibilidade às práticas antirracistas desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal

Publicado em: 24/11/2025 12h51 | Atualizado em: 26/11/2025

 

Design Sem Nome (6)

Em um espaço de diálogo e reflexão sobre práticas antirracistas, a Mostra de Educação para as Relações Étnico-Raciais reune cerca de 2 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino com uma programação em cinco CEUs em diferentes regiões da cidade entre os dias 24 e 28 de novembro.  

Entre as atividades estão contação de histórias, saraus, com destaque para o Sarau no Kintal e Sarau das Pretas, jogos, oficinas de ilustração, HQ e dança, apresentações culturais protagonizadas pelos estudantes da Academia Estudantil de Letras (AEL) e muito mais. As ações acontecem nos CEUs Cantos do Amanhecer, Inácio Monteiro, Cidade Dutra, Carrão e Jardim Paulistano.  

Com a temática “Educação Antirracista no enfrentamento as desigualdades educacionais”, o evento promove momentos de reflexão em torno de práticas pedagógicas antirracistas desenvolvidas ao longo do ano letivo, que promovem a valorização da diversidade, o fortalecimento da identidade e a promoção da equidade racial nas escolas da cidade. 

Entre os destaques da programação está a apresentação musical “Sonoridades da África”, além da oficina de Dança Afro conduzida pela professora Cibelle de Paula da EMEF Vinicius de Moraes, da Oficina Orikis – Grafias Ancestrais e Negrafias, e da oficina de HQ com Jefferson Costa e Rafael Calça, autores da série “Jeremiais”. 

A mostra foi organizada pelo Núcleo de Educação Étnico-Racial (NEER) da Coordenadoria Pedagógica (COPED), em parceria com as equipes das Divisões Pedagógicas (DIPED), e integra uma série de ações que buscam trazer reflexões críticas, divulgar e fortalecer as práticas antirracistas que acontecem diariamente nas unidades educacionais. 

Novembro Negro  

O mês de novembro representa um marco fundamental na luta antirracista no Brasil. Ainda que o compromisso com uma educação antirracista seja de janeiro a janeiro, ao destacar a luta de Zumbi dos Palmares, com o dia da Consciência Negra, a Rede Municipal fortalece seu compromisso com a valorização das culturas e histórias africanas e afro-brasileiras.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cerca de 500 alunos se formam em curso da pós-graduação promovido em Polos da UAB
Ana Estela Haddad visita formação

Ana Estela Haddad visita formação “Kit Família Brasileira Fortalecida”

Publicado em: 30/12/2015 10h57 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Driblando a Tuberculose

Driblando a Tuberculose

Publicado em: 30/12/2015 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Programa educativo Para Viver de Bem com os Bichos

Programa educativo Para Viver de Bem com os Bichos

Publicado em: 30/12/2015 10h52 - em Programas e Projetos

Programa Visão do Futuro

Programa Visão do Futuro

Publicado em: 30/12/2015 10h48 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 1.593 1.594 1.595 1.596 1.597 1.673