Notícias

Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade 

Projeto da EMEF Cidade de Osaka promove avanços na leitura e na escrita 

Publicado em: 13/03/2026 10h00 | Atualizado em: 17/03/2026

 

Fotografia com várias meninas e meninos. Eles estão em frente a uma lousa de vidro e seguram envelopes de cartas.

Desenvolvido em 2004, o projeto “Correspondências de Osaka – Fortalecimento das Aprendizagens”, nasceu com a finalidade de melhorar a escrita dos estudantes. Voltado aos estudantes do 5º ano, a ação possibilita a produção e a revisão de cartas, promovendo reflexões sobre autoria, interlocução e intencionalidade na comunicação, além de fortalecer habilidades essenciais de leitura e escrita.  

O programa foi idealizado pela Professora de Educação Infantil e Fundamental I, Ivani Cordeiro da Silva Bersano, que trabalha na unidade há 22 anos. A partir da observação de que muitos alunos gostariam de trabalhar mais a linguagem escrita, a professora decidiu debater a importância da comunicação em um contexto marcado pela intensa circulação de informações digitais e pelos desafios relacionados à desinformação. 

O projeto foi estruturado para apoiar as aprendizagens de estudantes com defasagens nas competências leitora e escritora, e contou com a participação de duas turmas de 15 integrantes, no contraturno escolar, com encontros semanais.  

As atividades aconteceram de forma coletiva, em duplas e grupos, com propostas organizadas a cada bimestre ao longo do ano letivo. O trabalho começou com a produção de bilhetes e convites, em formatos impressos e digitais, e avançou para a escrita de cartas formais e afetivas. Diante dos resultados alcançados, a professora dará continuidade à proposta neste ano, com a nova turma do 5º ano. 

Um dos destaques da iniciativa foi a instalação de uma caixa de correio na unidade escolar, após solicitação formal dos estudantes ao Ministério das Comunicações. O equipamento, fixado próximo à secretaria, passou a receber cartas e mensagens de familiares, especialmente em momentos como a Semana da Criança. 

Fotografia de estudantes em uma sala de aula com cartas.

Ao longo do ano, foram observados avanços significativos nas produções textuais dos participantes, evidenciados nos acompanhamentos pedagógicos e nos Conselhos de Classe. O trabalho contribuiu para o desenvolvimento da autonomia na leitura e na escrita, ampliação do repertório linguístico e maior fluência na comunicação. 

Além dos resultados acadêmicos, o projeto fortaleceu valores como empatia, solidariedade e ética, consolidando a carta como instrumento de expressão de sentimentos, ideias e informações em contextos reais de uso. 

Com iniciativas como o “Correspondências de Osaka”, a Rede Municipal reafirma o compromisso com o fortalecimento das aprendizagens e com a promoção de práticas pedagógicas significativas, alinhadas ao Projeto Político-Pedagógico das unidades e às diretrizes do Programa Aprender e Ensinar no Ensino Fundamental.

Entre as práticas realizadas, destacam-se: 

– Troca de bilhetes entre colegas em dinâmicas de “amigo secreto”; 

– Convites para eventos escolares, como o Dia da Família na Escola; 

– Exibição e debate do filme Central do Brasil, utilizado como ponto de partida para reflexões sobre o valor social da escrita; 

– Envio de cartas em datas comemorativas, como o Dia de Quem Cuida de Mim; 

– Produção de mensagens para funcionários da escola, supervisor escolar e equipe da Diretoria Regional de Educação. 

 Integração com a comunidade 

A iniciativa também ampliou o diálogo com o território. Estudantes escreveram cartas para idosos de uma casa de repouso do bairro e realizaram visita com entrega das correspondências, acompanhada de apresentações musicais. Houve ainda encaminhamento de carta de leitor a revistas e jornais, que responderam à escola. 

As ações mobilizaram múltiplas linguagens: escrita, oral, artística e digital. E envolveram equipe gestora, coordenação pedagógica, familiares, estudantes do projeto Imprensa Jovem e professores parceiros. 

Leia mais notícias da Rede Municipal. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Aulas De Swordplay No Ceu Casa Blanca

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos

Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A imagem mostra uma plateia numerosa no auditório do teatro CEU Curuçá, de aparência moderna e escura, com iluminação suave. As pessoas estão sentadas em arquibancadas pretas, distribuídas em vários níveis. A maioria está atenta e voltada para o palco, que está fora do campo de visão, à direita da imagem. O público é diverso, composto por homens e mulheres de diferentes idades, tons de pele e estilos de roupa. O ambiente tem um clima de expectativa ou concentração.

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024

Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Sala Spcine No Ceu
Fotografia mostra grupo de pessoas em uma mesa de reunião

SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025

Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Reunião Juntos Pela Aprendizagem
1 156 157 158 159 160 1.674