Notícias
SME aplica Prova Semestral 100% digital a 190 mil estudantes do ensino fundamental
Avaliação faz parte do sistema que mensura os índices de aprendizagem na Rede Municipal
Publicado em: 24/08/2022 15h13 | Atualizado em: 24/08/2022
Depois da Prova SP, a Secretaria Municipal de Educação volta a aplicar uma nova avaliação diagnóstica, a Prova Semestral, no formato 100% online. A aplicação, feita pelas próprias escolas por meio dos tablets distribuídos aos estudantes e do Laboratório de Educação Digital (LED), foi iniciada no dia 8 de agosto e segue até a próxima sexta-feira (26).
Estão sendo avaliados cerca de 190 mil estudantes, matriculados nos 3º, 6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os alunos dos 3º anos respondem questões de língua portuguesa, matemática e ciências naturais. Já os dos demais anos, além dessas provas, têm, ainda, a avaliação de ciências humanas.
Cada uma das disciplinas é abordada em um caderno com 26 questões. Embora diferentes, os cadernos têm dificuldade equivalente e podem ser comparados, graças à metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). Todas as avaliações e itens foram elaborados pela COPED/ NTA, departamento da própria SME. Há versões das provas em Libras para alunos surdos e audiodescrição para alunos com cegos.
A escola tem liberdade para aplicar as avaliações no dia que desejarem. Além dos tablets, os gestores e professores podem utilizar os computadores dos laboratórios de informática das escolas.
A Prova Semestral está sendo aplicada depois de seis meses da Prova SP e vai apontar os índices de proficiência em cada uma das disciplinas adquiridos pelos estudantes desde o início do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal. Com os resultados, será possível comparar o aprendizado por estudantes por turma, série, escola e Diretoria Regional.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Equipes dos NAAPAs participam de formação continuada
Publicado em: 18/02/2016 6h27 - em NAAPA
CEU Heliópolis receberá evento de combate ao mosquito Aedes aegypti
Publicado em: 18/02/2016 5h21 - em CEU e COCEU
Atendimento educacional especializado – Reflexões e práticas
Publicado em: 17/02/2016 12h12 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
CEU Heliópolis recebe oficina sobre cartografia cultural
Publicado em: 17/02/2016 9h34 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Abertura do Ano Letivo – 2016
Publicado em: 15/02/2016 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação