Notícias
Percepções da paisagem: transformações geográficas
Mudanças e permanências no bairro
Publicado em: 06/07/2017 12h39 | Atualizado em: 30/11/2020
Os alunos dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Teotônio Vilela, que fica no Centro Educacional Unificado (CEU) Paz, participaram, no primeiro semestre, do projeto “Percepções da Paisagem”, coordenado pelo professor de Geografia Bruno Cyriaco.
O projeto teve o intuito de tornar o estudo sobre o espaço geográfico mais próximo da realidade dos alunos, tornando-os mais atentos e preparados para emitirem opiniões e sugestões a respeito do tema.
“Em sala de aula, discutimos sobre como é feita a definição do espaço geográfico, quem o produz e reproduz, de quem é a responsabilidade do espaço que ocupamos” disse o professor Bruno, explicando que os estudantes também aprenderam a diferenciar os elementos e os planos da paisagem, praticando uma técnica cartográfica rudimentar na representação da paisagem, o croqui.
Além do produto final, que é a observação de mudanças e permanências na paisagem, esse exercício possibilitou ao estudante criar, “exercitar” o raciocínio abstrato e a concentração no objeto a ser representado graficamente. “O bairro serviu como objeto de estudo para a observação dos alunos, ou seja, utilizamos o território como objeto do processo educativo”, observou Bruno.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrições para cadastro de professores interessados em eventual contratação temporária na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga cronograma da atribuição de aulas para 2026
Secretaria Municipal de Educação
SME convoca professores aprovados em concurso para escolha de vagas em 2026
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes da EMEF Vinicius de Moraes são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia
Secretaria Municipal de Educação
Cerimônia de posse da Academia de Letras dos Professores (ALP) marca protagonismo e potência da Rede Municipal
Academia Estudantil de Letras
EMEI Gabriel Prestes promove ‘Acampadentro 2025’ como experiência de transição escolar
Relacionadas
Escolas da DRE Capela do Socorro partilham experiências de robótica e educomunicação
Publicado em: 16/11/2015 4h47 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Educomunicação Socioambiental promove cooperação entre escolas
Publicado em: 16/11/2015 3h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Sexto Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo
Publicado em: 16/11/2015 1h27 - em Alimentação Escolar
V Seminário Integração Serviço-Pesquisa: O Caso CREN-UNIFESP-IEA
Publicado em: 16/11/2015 12h42 - em Alimentação Escolar
Seminário Regional do Programa “Na Mesma Mesa” na DRE Santo Amaro
Publicado em: 16/11/2015 9h16 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro