Notícias
Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé
Evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, e reúne estudantes, professores e formadores em dois dias de palestras, desafios de robótica e exposições de projetos
Publicado em: 06/11/2025 12h58 | Atualizado em: 06/11/2025
O “12º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação promovendo Reflexão – Cidadania Digital” da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo está em seu segundo dia e segue movimentando os participantes com uma programação intensa e inspiradora. O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, acompanhou as atividades e destacou o envolvimento das escolas e a criatividade dos estudantes.
“Hoje realmente é um evento fantástico, mostrando o que as escolas realizam ao longo dos anos na educação digital, nos projetos, na cultura maker, reutilizando materiais e desenvolvendo robótica. É uma mostra do talento dos nossos estudantes, orientados com tanto empenho pelos professores. Todos estão de parabéns”, disse.
Neste segundo dia do Seminário e Mostra de Tecnologias, estudantes, professores e formadores se reúnem para compartilhar experiências e refletir sobre o papel das tecnologias na educação. Durante a manhã, a palestra e a roda de conversa com o tema “Meninas que inspiram: da educação básica à universidade” abriram espaço para discutir a presença feminina nas áreas de ciências e tecnologias. Em seguida, os relatos de práticas mostraram como as escolas da Rede Municipal têm incorporado o uso de tecnologias de forma criativa e significativa.
Na parte da tarde, a programação inclui uma roda de conversa sobre “Tecnologias para a vida: humanidade x máquina”, propondo reflexões sobre o uso ético e consciente das novas ferramentas digitais. Os desafios de robótica com os kits Atto e Micro:bit reúnem estudantes em atividades práticas e colaborativas, enquanto mesas expositoras apresentam protótipos e projetos desenvolvidos ao longo do ano.
O evento também conta com produções ao vivo dos estúdios do Imprensa Jovem e do Aluno Monitor, que registram entrevistas, coberturas e experiências dos participantes.
Para a formadora Ariana Santana, do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME, o seminário reafirma o potencial transformador da tecnologia na aprendizagem e tem sido um sucesso. “Esse ano temos um desafio novo, o BitLab, e enxergamos os estudantes muito engajados na construção das propostas com materiais alternativos. Além disso, a consolidação desse evento, que acontece desde 2015, nos permite ver as aprendizagens dos estudantes e o trabalho dos professores culminando aqui na Mostra e nos Desafios de Robótica.”
O seminário se consolida como um espaço de troca, experimentação e valorização do protagonismo estudantil, reforçando o compromisso da Rede Municipal com uma educação inovadora e conectada ao futuro.
Confira alguns momentos do evento:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Plateia SME – edição de 2 de março
Publicado em: 04/03/2016 10h59 - em CEU e COCEU
DRE Ipiranga oferece curso sobre práticas pedagógicas no território urbano
Publicado em: 04/03/2016 10h25 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Divulgada a classificação prévia dos concursos
Publicado em: 04/03/2016 10h21 - em Secretaria Municipal de Educação
Educadores discutem currículo da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 04/03/2016 10h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
DRE Butantã debate o combate às doenças dentro da escola
Publicado em: 04/03/2016 10h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã










