Notícias
Festival de Literatura São Miguel na EMEF Euzébio Rocha Filho
Iniciativa envolveu estudantes, professores e a comunidade
Publicado em: 21/12/2017 14h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Entre os dias 7 e 12 de novembro foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euzébio Rocha Filho, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, o “Festival de Literatura São Miguel’, tendo como tema “Letras Pretas: poéticas de corpo e liberdade”, uma idealização da Fundação Tide Setúbal com a DRE São Miguel, em parceria com as professoras de sala de Leitura Alinny Natashe e Osmarina Oliveira e com a participação de toda a equipe escolar.
Na semana que antecedeu o evento, todos os dias foram realizadas leituras compartilhadas de livros relacionados ao tema. O evento foi iniciado com a Calçada Literária, onde poesias foram recitadas pelos alunos e livros foram distribuídos e pendurados em árvores. Os alunos participaram também do projeto “Mural Graffiti”.
No decorrer dos dias, foram realizadas apresentações de peças teatrais, danças, roda de capoeira, hip hop, oficinas de abayomis, sarau, workshop de turbante com Marilene Mendes, jogo de mancala com o Prof. Isaque e apresentação de bandas e fanfarra com o Prof. Edson.
As salas foram montadas com diversos documentários a respeito do tema “Ser Negro” e foram realizadas rodas de debates. O evento ainda contou com a participação da Fabrica de Cultura Vila Curuçá, com contação de histórias, oficina de fanzine e apresentação de violão. Também estiveram presentes a CIA das Marias e Lili Flor com Paulo Pixú, que cantaram e declamaram lendas africanas, além da presença da escritora Debora Garcia, que fez uma palestra, declamou poesias e cantou.
A finalização do evento aconteceu com o Dia da Família na escola, ocasião em que foi prestigiado o trabalho realizado e realizado o lançamento do livro “Bela, a Garota nos Contos de Fadas”, escrito pela aluna Leticia Mirallas, 11 anos, do 5ºC, com a colaboração das amigas Anabel Brigido e Raíssa Ferreira e ilustrações produzidas pelos alunos do 4ºA, Raíssa Ferreira, Michelli da Silva e Kaique Martins, orientados pela Prof. Osmarina Oliveira (POSL) e pela Coordenadora Cristina Aro.
No dia, também ocorreu o lançamento do Jornal do Euzébio, produzido pelos alunos da Imprensa Jovem sob orientação da Prof. Vanessa M. Soati, Prof. Denise Moura e Prof. Nilton Nunes. A publicação traz um resumo de tudo que foi trabalhado, além de resenhas e artigos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
Inscrições abertas para o Vestibulinho das ETECs com 1.430 vagas em 31 CEUs da capital
Publicado em: 22/05/2025 12h12 - em Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de Ensino da capital paulista atinge a marca de 80% de evolução na proteção contra incêndios
Publicado em: 22/05/2025 11h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Prefeitura de São Paulo prorroga concursos públicos da Secretaria Municipal de Educação
Publicado em: 21/05/2025 9h16 - em Secretaria Municipal de Educação
DRE G celebra aniversário de 164 anos de Guaianases
Publicado em: 20/05/2025 9h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Inscrições abertas para os professores atuarem na EMEBS Helen Keller
Publicado em: 19/05/2025 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga